segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

As coisas são como são. Simplificado.





As coisas são como são, esta afirmação cria alguma resistência para alguns e é passível de diferentes interpretações. Quando interpretada de uma forma restritiva, poderá indiciar resignação, ou seja, sendo as coisas como são nada podemos fazer, tudo está definido e resta-nos cruzar os braços e esperar pelo melhor. 

Já numa interpretação mais ampla, mais ligada à essência, o que esta afirmação significa tem a ver com a perfeição do todo, onde nada falta, onde tudo tem a sua relevância, o seu espaço, nada fica de fora, nada é dispensável. 

As coisas são como são, aquilo que é, é , e nenhuma interpretação pode alterar aquilo que é. Assim és tu também, aquilo que és em essência em nada pode ser diminuído, não pode ser danificado, por nenhuma ação, por nenhuma perceção.

Enquanto humanos o que isto representa é que ficamos livres para nos aceitarmos como somos, com tudo aquilo que julgamos como bom e como mau, pois nada do que façamos irá beliscar a essência do que somos. 

Esta afirmação não implica resignação, ainda que se essa for a tua opção, como foi escrito atrás, em nada altera o que és de verdade em essência, mas apenas essa ideia que tens de ti. O que esta afirmação significa para ti, é que continuas a ter a capacidade de escolher em cada momento onde colocas a tua atenção; aquilo a que dás valor e isso refletir-se-à na tua experiência de vida.

E de acordo com as escolhas que fazes momento a momento poderás elevar o teu nível de consciência, conhecendo-te melhor e desse modo tirando maior partido da vida que és. Poderás relembrar que não estás separado da vida, que esta não é algo externo que te acontece e que por vezes trata-te bem e outras vezes trata-te mal.

Tu és parte integrante do todo, és esse todo, mas não da forma como estás habituado a pensar que és, pois aquilo que és é muito mais do que apenas um corpo e a mente que o controla. Os teus pensamentos ocorrem em ti, mas não são aquilo que és. Tu és o espaço onde eles se manifestam, mas estás de tal forma identificado com esses pensamentos que te confundes com eles, pensando que nada mais há para além deles.

Mas se estiveres presente de verdade no agora, o único momento que existe, irás notar que és quem está ciente desses pensamentos, que és quem os observa e com tempo, o necessário para que possas entender, irás verificar que aquilo que és é anterior até a esse observador, é muito mais amplo, mais abrangente.

As coisas sendo como são, sendo como és, significa também, que não podes deixar de ser quem és, deixar de ser pleno como és em essência. Mesmo que escolhesses deixar de ser aquilo que és, que agisses por forma a alterar aquilo que és, isso não seria possível. Nota que aquilo que és não é o que pensas que és, pois esse ser limitado que crês ser, esse sim pode ser modificado, pode ser educado e será através das experiências que vives para que vás relembrando quem és de verdade.

Aquilo que é, é simples, já aquilo que pensas que és é complicado. Os teus problemas tem origem em ti, nessa ideia limitada que crês ser. Por si só isso não é mau, é isso que te leva a viver as experiências que terás de viver. Mudando a tua perceção aquilo que antes era um problema passa a um desafio que te leva ao encontro de ti, da tua essência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...