terça-feira, 24 de março de 2015

Há sempre outro modo de ver a realidade

Resultado de imagem para diferentes pontos de vista

A realidade em que acreditas viver é a tua interpretação da realidade e não a realidade como ela é de verdade. E isto aplica-se a todas as pessoas, sem exceção. Cada pessoa vive e experiencia a sua realidade, mas há sempre um modo diferente de interpretar a realidade.

Os problemas surgem quando achamos que todos vêem a realidade como nós a vemos e achamos que os comportamentos deles, quando vão contra o que achamos o certo, o adequado; é errado e se não mudam é porque não querem, ou não se esforçam o suficiente.

A separação acentua-se desse modo, pois as diferenças agudizam-se quanto mais focados nelas estamos. E no entanto essas diferenças são uma grande riqueza que faz parte do que é ser humano. Nas diferenças aprendemos mais sobre nós, aprendemos a conhecer reações e sensações que surgem em nós e que desconhecíamos até que somos colocados à prova.

Logo a diferença não é nunca o problema, aquilo que pode ser um problema é a relação que estabelecemos com essas diferenças. 

Se formos rígidos e defendermos até ao limite do possível as nossas razões, as nossas ideias, estaremos a tornar pequeno, cada vez mais pequeno, o nosso mundo. Se for esta a tua atitude, não te preocupes, pois tem solução. E essa solução é abertura de espírito,é abertura à diferença e com isso estarás a tornar grande o teu mundo, a tua realidade.

Sendo flexível, tendo abertura para obter outras versões da realidade, outros pontos de vista, perceberás que existem tantas realidades quanto o número de pessoas que existem. E nenhuma delas é melhor ou pior do que as outras, elas são o que são e fazem sentido no todo que é a vida de cada uma dessas pessoas.

Cada um de nós pode aprender com essas diferentes versões da realidade, diferentes interpretações  e desse modo também melhorar a nossa relação com a nossa vida. Pois a vida não é algo que nos acontece de fora para dentro, mas sim aquilo que somos em todos os aspectos da nossa vida, sem exceções, mesmo o que consideramos como mau.  

Quando estás recetivo à vida como um todo, aprendes sempre e poderás ser surpreendido por esta. A vida dá-te sempre o que precisas e por vezes coincide com o que desejas para ti, mas muitas vezes é diferente do que desejavas que fosse. E enquanto te focas no que desejas que seja e não naquilo que é, o que acontece é conflito, desconforto contigo mesmo e isso reflete-se na tua realidade.

Encontras a paz que reside em ti quando entras em fluxo com a vida e a amas tal como ela é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...