segunda-feira, 25 de maio de 2015

O poder do significado

Resultado de imagem para ti mereces mais




A tua realidade tem apenas o significado que lhe atribuis, é esse significado que lhe concede relevância e poder sobre ti. A forma como escolheres lidar com aquilo que te acontece, dita a qualidade da tua vida e a forma como te vês face ao que tens como sendo a tua vida.

Tu tens muito mais valor do que crês ter e tens muito mais poder do que acreditas ter. Quando estás desligada da tua realidade interna delegas o teu poder nos outros e nas circunstâncias externas. Tornaste numa vítima das circunstâncias, navegas ao sabor dos acontecimentos, dependente da sorte e do azar.

Tu não és uma vítima, mas sim és o motor da tua realidade, esta é um espelho do teu interior. Sejam os acontecimentos agradáveis ou não, aquilo que releva é a forma como escolhas lidar com esses acontecimentos e o modo como reajas dita a qualidade da tua vida.

Tudo o que ocorre na tua vida não é obra do acaso, a questão está no quão consciente disso estás. E para estares mais consciente disso o que podes fazer é usar cada acontecimento para indagar dentro de ti, o que essa situação te quer comunicar.

Tudo é experiência e serve de aprendizagem, se para isso tiveres abertura. 

Por exemplo se alguém te disser que não vales nada, que não tens valor. O que pode acontecer é acreditares no que te dizem e assumir essa crença, deixando que isso se reflita na tua realidade e terás provas como isso é verdadeiro. 

Ou então, perante tal situação, podes escolher ir dentro de ti e verificar de que forma isso pode ser verdade, que aspetos em ti dão "corpo" a essas afirmações, pois se alguém proferiu essas palavras em relação a ti, não foi por acaso.  

A questão não se trata em dar razão a essa pessoa e só porque o disse, aceitar como verdade, nem tão pouco fazer de conta que não foi dito e ignorar tal opinião, rejeitando que seja verdadeira. Porque ela tem sempre algum fundo de verdade, ela espelha em algum nível uma crença tua. 

Tendo abertura de mente, poderás investigar em ti, de que forma isso é verdade em ti e ao tomar consciência disso, elevas o teu poder pessoal sobre a situação, ela não te domina, não te define, nem condiciona a tua realidade a partir do momento em que a possuis. 

Lidando de frente com ela, aprendes e evoluis, de outro modo, se escolheres ignorar, estarás a dar-lhe poder sobre ti e ela voltará com mais força noutras situações para te provar a sua verdade, até que escolhas lidar de frente com ela. E isto é assim para qualquer situação da tua vida.

As coisas em si são neutras, é o significado que lhes atribuímos que determina a relevância que ganham sobre nós, logo sobre a nossa vida.

O poder de atribuir significância às coisas, aos acontecimentos, às pessoas, depende apenas de ti. Mais ninguém decide por ti, a não ser que o permitas. Mudando o significado das coisas mudas a tua realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...