sábado, 2 de maio de 2015

Momentos cinzentos na tua vida


Resultado de imagem para momentos cinzentos da vida

"Eu não tenho motivos para sorrir neste momento", se esta é a tua sensação, se tudo te parece cinzento, sem esperança que possa melhorar, então este post é para ti. Decerto gostarias de encontrar a formula mágica que tudo resolvesse, que tudo o que te preocupa neste momento cessasse e pudesses encontrar alguma paz e descanso.

Tenho uma boa e uma má noticia para ti, começo pela má e que é, não há formulas mágicas, que tudo resolvam. Esquece isso, deixa de a procurar, não existem.

Agora a boa noticia é, que nada do que ocorra ou penses, sobre ti e a tua situação atual, afeta aquilo que és em essência, e isso é assim neste momento e em todos os momentos. Tudo está bem, aconteça o que acontecer, tudo está bem. Sei que pode parecer que não seja assim, pois aquilo que sentes, acima de tudo aquilo que pensas, mostra-te o contrário.

Se tudo está bem, como podes sentir o que sentes? Como podes sofrer tanto?

Repara que isso são pensamentos que ocorrem em ti e que se manifestam em ti também através das tuas sensações, das tuas emoções, mas eles não te definem, eles não te limitam, a não ser que o permitas. E este permitir é ilusório, pois como te disse nada belisca a tua essência.

E dizes tu, "pois tudo isso é bonito, mas é falado, como eu que eu faço então?"

De um ponto de vista alargado diria que nada tens de fazer, de verdade é esta a resposta, nada tens de fazer. Mas eu sei que não é suficiente essa resposta para quem acredita que está a sofrer e se sente impotente face ao que tem de enfrentar. Assim de um ponto de vista limitado, crendo que te confinas a essa ideia de ti, podemos lidar com qualquer situação e procurar melhorar até estarmos preparados para relembrar quem somos de verdade.

E como podes lidar com a tua realidade atual?

Começa por reconhecer essa realidade tal como ela é para ti, reconhece os factos da tua situação, sem escamotear nada, sem excluir nada. Faz uma lista, escreve num papel tudo e isso será útil para lidares com a situação, é uma forma de descarregares algum do peso que carregas. E conseguir algum distanciamento da situação. 

Este reconhecer da tua situação, este aceitar não implica resignação, mas primeiro tens que a reconhecer para depois agir, pois tu podes agir, tens em ti todos os recursos para lidar com essa situação. E como sei isso? Porque é aquilo que está a acontecer na tua realidade, de outro modo não aconteceria.

Seja qual for a tua situação isso não te define, tu és muito maior do que qualquer situação que ocorra na tua vida. O teu valor não é colocado em causa. As coisas que acontecem servem como chamada de atenção, como um despertar para que olhes para ti, para que relembres quem és e fazes isso olhando para dentro.

Em ti existem todas as respostas que procuras, em vez de te focares nos problemas, pois isso apenas te dará mais problemas, é este o momento para dedicares a tua atenção às soluções. Quanto mais te focas nas soluções, mais soluções surgem, mais possibilidades se tornam conscientes em ti.

É importante que te permitas mais tempo para ti, para observares aquilo que acontece em ti, observando as emoções que se manifestam em ti e as sensações que se produzem no teu corpo. Estando mais ciente de tudo o que ocorre em ti, verificas que és maior que tudo isso, sejam as sensações boas, sejam as menos boas, nenhuma delas define quem és.

Também destaco a confiança. Confia que a vida cuida de ti, ela dá-te o que é o melhor para ti, para que despertes e relembres quem és. Isso pode não ser a interpretação que faças no momento presente, pois quando estás em baixo, tudo parece mais difícil, tudo parece complicado, sentes-te uma vítima da vida e deixas de acreditar que possas ser feliz.

Confiando, ainda que não tenhas motivo para isso, cria espaço em ti para que entre a luz da esperança e começarás, se estiveres recetivo e atento, a reparar nos sinais que a vida te dá e que te orientam no caminho certo. 

Mais do que te pedir que acredites nisto que acabas de ler, digo-te para experimentares por ti, Experimenta com vontade, com confiança na vida que és e depois tira as tuas conclusões. Os momentos cinzentos também são parte da paleta da vida, mas fazem parte do conjunto múltiplo de cores que dão brilho a essa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...