segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

relacionamentos

como estar dentro de um relacionamento hoje em dia, é uma das grandes dificuldades com que se deparam as pessoas. e isto para qualquer tipo de relacionamento desde a amizade, passando pela parentalidade ao amoroso.
a maior dificuldade prende-se com as expectativas que se criam perante o outro, é idealizada uma imagem ou um papel que este deve cumprir e quando não se verifica começam as desavenças, as escaramuças.
normalmente só pensamos no que o outro deve fazer ou acrescentar esquecendo-nos de pensar no que nós podemos e devemos acrescentar para que a relação funcione. porque qualquer relacionamento tem sempre pelo menos duas partes e esta deve ser uma soma em que o todo é maior que as partes individualizadas, se assim não for dão-se os desiquilibrios que levam ao conflito. no relacionamento amoroso deve-se começar por respeitar a individualidade de cada um, os seus desejos e anseios. obviamente para que exista uma relação estes espaços de cada um devem ser compativeis com o projecto em comum, se não houver pontos de ligação em termos de objectivos a atingir essa relação não tem futuro. e para assegurar a "saúde" dessa relação devemos tentar sempre ver o ponto de vista do outro, comunicar é muito importante e passa por fazermo-nos ouvir, mas acima de tudo por ouvirmos o outro. sem isso não existe comunicação, mas sim uma troca de monólogos.
no fundo aquilo que se pede em qualquer tipo de relacionamentos é que não hája julgamentos, quando estamos a julgar já estamos inconscientemente a determinar a sentença, impedindo a outra parte de apresentar o seu ponto de vista. julgando criamos a situação toda, estabelecemos o papel que o outro desempenhou porque nós é que temos a razão toda.
se não houver julgamento já estaremos receptivos para ouvir verdadeiramente o outro e perceber o seu ponto de vista, tendo assim uma melhor capacidade de análise e mais justa também. resultando assim uma postura mais honesta dentro da relação, podendo verdadeiramente estar de corpo inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...