quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A necessidade de ter razão




É a necessidade de ter razão que te impede de te conheceres de verdade, de conheceres,de experienciares a tua essência aqui e agora.

Tudo se resume a uma escolha entre ter razão ou ser feliz, normalmente escolhemos ter razão e por isso é que é tão difícil para a maioria das pessoas perdoar, porque elas escolhem ter razão, escolhem alimentar o estado de vitimização, carregando o rancor contra determinadas situações do passado, contra as pessoas que na sua perceção lhe fizeram tanto mal, e mesmo que já se tenham passado tantos anos, continuam agarradas a essas sensações, revivem vezes sem conta essas situações, alimentado-as com a sua atenção, com a sua emoção e trazem tudo isso para a sua realidade do momento presente, condicionando a realidade ao filtro desse passado impedindo-se de viver plenamente, de viver de facto, continuando agarradas a esse passado.

 E continuam a fazê-lo como forma de dar sentido a uma certa ideia delas mesmas, pois quem seriam elas sem aquelas situações para culpar do sofrimento que carregam, para as desresponsabilizar de assumirem as suas vidas e viverem de verdade, assumindo os riscos de viver, pois por vezes viver nesta experiência humana dói e lidar com essas emoções nem sempre é fácil, é melhor ter algo ou alguém para culpar, para descarregar.

 Mas tudo isso resulta dessa necessidade de ter razão, de ter de controlar a vida em vez de aceitar a vida como ela é. E da mesma forma que dedica a sua atenção a viver esse passado doloroso que não quer perdoar, porque acha que não  pode perdoar, porque isso significaria deixar de ter razão, pode canalizar essa atenção para se permitir conhecer de verdade e conhecer a sua essência perfeita, plena de paz, alegria e amor.

A essência está sempre aí esperando que cada um de nós lhe dê atenção, lhe dê a oportunidade de se manifestar na realidade da sua existência. Agarrar o passado e fazê-lo reviver vezes sem conta exige muito esforço, gastar muita energia, energia essa que pode ser canalizada para ser feliz, para permitir que a nossa essência amorosa se nos revele em todas as coisas que nos rodeiam.

É a nossa perceção que dita a realidade em que vivemos, se escolhermos ver o amor em todas as coisas é isso que a nossa atenção irá detetar, pois o amor atrai mais amor.Aquilo a que dedicamos a nossa atenção torna-se real para nós, pois tudo ocorre primeiro dentro de nós e depois manifesta-se na nossa realidade.

Assim é uma escolha que podes fazer em cada momento, ter razão ou ser feliz, seja ela qual for a tua escolha, será a certa para ti, pois aconteça o que acontecer a tua essência é perfeita e imutável, e mesmo que escolhas continuar a ter razão, a tua essência estará esperando por ti, até que estejas preparada para escolher diferente, para escolher sempre ser aquilo que sempre fostes e serás, ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...