sábado, 17 de agosto de 2013

Quando os pensamentos mentem


Apenas somos afetados pelos nossos pensamentos, pois enquanto humanos normalmente acreditamos ser aquilo que pensamos que somos e acreditamos que a nossa realidade é aquilo que pensamos que ela é. E no entanto os pensamentos por vezes mentem-nos, enganam-nos na medida em que acreditamos cegamente neles.

Os pensamentos são apenas uma limitação dentro daquilo que é a nossa essência, contudo os pensamento tem um poder criativo e esse poder determina a nossa experiência humana quando estamos totalmente identificados com esses pensamentos.

O conjunto habitual de pensamentos constituem a personalidade que julgamos ser, e que conhecemos pelo corpo que consideramos o nosso e pelo nome que nos habituamos a ser o nosso e pelo qual somos conhecidos no nosso mundo;tudo isso constitui o ego, uma ideia limitada do que somos de verdade, uma ideia de separação face a outras personalidades que se movimentam através dos seus corpos.

Acreditando viver num mundo de relações entre corpos humanos e que são pensantes, acreditando que aquilo que pensamos sobre quem somos e sobre aquilo que os outros são, não afeta mais ninguém se guardarmos os pensamentos apenas para nós, se forem o nosso segredo.

É a consciência que nos permite estar cientes dos pensamentos que ocorrem em nós e essa mesma consciência pode ser usada para despertares para a realidade que existe em ti, que tu és esse espaço onde ocorrem os pensamentos e que é ilimitado.

Tudo aquilo que consideras como problemas na tua vida resulta dessa identificação total aos pensamentos que ocorrem em ti, quando acreditas ser aquilo que pensas e aquilo que pensas sobre a tua realidade e todo o conjunto de julgamentos que emites sobres os outros humanos com que te relacionas, seja por muito ou pouco tempo.

E o mais ilusório é que existem apenas pensamentos sobre pensamentos, pois não existe um eu que tenhas esses pensamentos, o eu que julgas ser é em si um pensamento.

Para um momento e apenas observa os pensamentos que surgem, sim os pensamentos existem, são reais, mas tu és esse ilimitado espaço de consciência onde eles ocorrem, és a atenção que os observa e só por isso eles existem, sem a tua atenção eles desvanecem.

Indo um pouco mais além, aquilo que é a tua essência é anterior a esse espaço de consciência é essa energia da vida, que é anterior a qualquer forma de vida, a qualquer movimento, é aquilo que é perfeito e imutável sendo como é.

Assim começa a reparar nos teus pensamentos, apenas a observar e começarás a ver o espaço entre eles, começa a fazer um auto-inquérito, quando questionas os pensamentos, o que julgas ser, crias espaço para quem és se revele de verdade.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...