sexta-feira, 6 de junho de 2014

O teu pior inimigo


O teu verdadeiro inimigo reside dentro de ti.

São as ideias que pululam na tua mente, são as crenças que alimentas com a tua atenção e emoção que dão corpo aos maiores obstáculos que tens de superar na tua vida. A realidade que experiencias é um reflexo da tua realidade interna, tudo tem origem em ti e isso não implica que sejas culpado do que quer que seja.

 A culpa não é a questão, essa procura de algum culpado só desvia atenção do essencial. E o essencial é que tudo o que acontece na tua vida, acontece não  para te prejudicar, mas sim para que despertes para a verdade da tua essência, para que relembres quem és de verdade.

Enquanto humanos somos levados a acreditar que somos limitados que pouco podemos fazer por nós próprios, que estamos dependentes da realidade externa. E vemos esta como sendo separada de nós, daquilo que somos. E no entanto aquilo que somos inclui tudo aquilo que temos como sendo a nossa realidade, a vida em toda a sua plenitude é aquilo que somos. A vida somos nós e assim sendo tudo é simples e perfeito.

Simples porque nada exclui, porque a essência é perfeita, é imutável e intemporal.  Isso não significa que a nossa experiência humana seja um mar de rosas, que tudo seja percecionado por cada um de nós como sendo perfeito, que isso nos isente de sofrimento.

Todas as dificuldades, tudo aquilo que cremos nos faz sofrer serve de contraste face a tudo o que é prazenteiro, de tudo aquilo que flui como deve fluir. É nesses contrastes que tornamos ciente a nossa verdadeira essência.

É ai que a consciência se torna ciente de si mesma. Tudo isso faz parte das regras do jogo de ser humano, do jogo do ego. Neste jogo o nosso pior inimigo é aquele que reside dentro de nós, que habita a nossa mente e que nos faz acreditar como vivendo num mundo desigual, onde é cada um por si e onde devemos lutar bastante para conseguir ser alguém, para conseguir um lugar de destaque.

Esse inimigo diz-nos que nos falta algo, que somos incompletos e que devemos encetar uma busca por esse algo que nos falta para sermos completos, para sermos inteiros. É essa insatisfação que nos afasta da realidade presente e nos impede de ver, de tornar ciente, que já somos tudo aquilo que poderíamos ser, que por mais bens materiais ou imateriais que possamos adquirir, nada altera aquilo que já somos.

A ideia aqui não é derrotar o inimigo, mas sim aceitar e reconhecer que faz parte do jogo e que aconteça o que acontecer, nada belisca a nossa essência e só acontece aquilo que estamos preparados para lidar,de outro modo não aconteceria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...