sábado, 4 de outubro de 2014

Otimismo realista






O otimismo realista é aceitares a realidade como ela é sabendo que aconteça o que acontecer estarás sempre bem. Isto não significa que tudo será, do teu ponto de vista, maravilhoso. Que tudo será um mar de rosas para ti.

Pelo contrário, este otimismo realista é mais útil para ti, nos momentos que percecionas como difíceis, nas situações em que tudo te parece correr mal. Naqueles momentos em que pensas que o universo conspira contra ti.

Este otimismo realista permite-te desapegar dessas situações, permite-te observar aquilo que ocorre e de que modo isso se manifesta em ti, o que te faz sentir e dessa forma ficas mais ciente dos recursos que existem em ti, que te permitirão lidar com essas situações.

O otimismo realista não implica negares o que acontece na tua realidade, fazer de conta que não acontece, para ver se acaba, para ver se vai embora aquilo que não gostas. Mas sim permite-te a liberdade para lidares com qualquer situação, sabendo que acontece apenas aquilo que tem de acontecer e se acontece é porque possuis arcabouço para lidar com isso.

E a prova maior de que possuis o que é necessário para lidar com essa situação é, precisamente, porque ela acontece, porque ela surge na tua realidade. No entanto depende de ti, apenas de ti, aquilo que escolhes fazer com o que acontece na tua realidade. Podes escolher deixar que essa situação te submerja, que te leve ao fundo e te entregares, baixando os braços. Escolher o papel de vítima e incapaz de reagir.

Sendo essa a tua opção, será a correta, pois será aquela que tomas. No entanto a vida não desiste de ti, ela dar-te-à outras oportunidades para relembrares quem és de verdade, para relembrares a tua essência e aprendendo o que tiveres de aprender, experienciando o que tiveres de experienciar até que não mais seja necessário.

Ser um otimista realista  não significa ter pensamento positivo em face de todas as situações, de verdade, ser um otimista realista não exige que sejas nada de diferente daquilo que és. Nenhum esforço te é pedido para além de simplesmente seres aquilo que és, pois já és perfeito tal como és. Sendo que aquilo que és não é o que pensas que és.

É a ideia que necessitas de ser algo diferente daquilo que és, que te leva a afastares a tua atenção daquilo que és no agora. Sendo que apenas o agora existe e quanto mais mergulhando nos pensamentos estás, seja remoendo no passado, seja pensando num futuro ideal, mais desatento estás da tua essência perfeita e simples que já o é agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...