quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Escutar ativamente


Ouvir e escutar não são a mesma coisa. Ouvir é uma função do teu corpo, mais concretamente do ouvido. Já o escutar vai mais além, escutar é ativo, significa estar presente para aquilo que se está a ouvir. Sejam sons ambiente,sejam as palavras de outra pessoa.

A escuta ativa é significativa para a forma como te relacionas com a tua realidade, para a forma como crias relações com os que te rodeiam.

Escutar é ouvir o que o outro te diz sem julgar, pois o julgamento afasta-te do presente, julgas em função das referências passadas e não daquilo que está a ocorrer no momento. Desse modo perdes a plenitude daquilo que está a ser comunicado e crias ruído na comunicação. Resultando assim os mal entendidos.

Para comunicar de verdade é essencial escutar, é essencial respeitar o silêncio, esse espaço onde se ouve a alma.

A escuta ativa é o berço da empatia, só ouvindo o que o outro te diz, seja pelas suas palavras, seja pelas suas expressões, poderás te colocar no seu lugar e compreender aquilo que ele está a passar, aquilo que está a sentir.

Escutando o outro de verdade permites-te conhecer melhor, relembras que aquilo que vos separa é aparente e não real. Os outros são um reflexo teu, eles espelham aquilo que habita o teu interior. O modo como os julgas diz mais sobre ti, do que sobre eles.

Aproveita cada oportunidade que a vida te dá estando presente, plenamente presente, escutando ativamente aquilo que é. A vida conversa contigo em permanência e a ti só te é pedido que a escutes.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...