terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dicas para lidar com o estresse do dia-a-dia


O estresse é uma componente da realidade humana atual e a questão não se coloca se o tens ou não, mas como lidas com ele quando ele se manifesta. Quando te deixas afundar nele perdes o controle da tua vida e aquilo que tens como problemas para ti, ganha uma dimensão superior àquela que tem de facto.

O estresse é essa sensação de descontrolo, de incapacidade de lidar com a realidade tal como ela é percecionada. Produzindo efeitos vários, nomeadamente na saúde. Como fazer então para lidar com o estresse por forma a que não se torne incapacitante. Aqui ficam algumas dicas:

1Aceitar
Quando o estresse surge, em vez de o rejeitar de imediato, aceite-o. Reconheça que ele se manifestou e observe que reações se desencadeiam em si, seja fisicamente, seja mentalmente. Fique presente para reconhecer aquilo que ele lhe comunica.

2Deixe de o alimentar
É a sua atenção e submissão ao estresse que lhe concede poder sobre si. Ele acontece em si, mas não o define, nem é tão mau quanto pensa que é, quando está a prestar-lhe a sua atenção. Não precisa de o rejeitar,mas também não precisa de o reforçar.

3É um efeito
O estresse é um efeito e não a causa. Logo em vez de se distrair com os efeitos, crie espaço na sua atenção para lidar com as causas. Busque dentro de si as respostas sobre a origem do estresse. O que tem negado em si, que necessita de chamar a sua atenção através do estresse que lhe induz.

4Atenção plena
Focada  no momento presente tal como ele é, consegue descolar dos efeitos do estresse e colocar a sua atenção dentro de si. E descobre recursos que não tem consciência até então. Ganha um distanciamento face ao que até então parecia ocupar-lhe toda a sua atenção.

5Essência perfeita
Confia na tua essência, confia que aconteça o que acontecer é perfeito que aconteça, porque já foi aceite pela tua essência, de outro modo não aconteceria. E nada do que ocorra belisca a tua essência. Por muito estresse que estejas a experienciar, ele não te define, nem diminui.

6Respira
Tu és vida, plenamente vida, esta não é algo que te acontece, mas sim aquilo que és. Observa a respiração, observa o ar que entra e depois o ar que sai. Sente esse fluxo perfeito dentro de ti. Quando inspiras sente a energia que entra e quando expiras exala todo o estresse, tudo o que não te serve.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...