terça-feira, 30 de junho de 2015

Chega de desculpas



Resultado de imagem para desculpas

Enquanto humanos temos duas grandes escolhas a fazer e essas escolhas são entre ser uma vítima ou ser líder. E estas escolhas são feitas em cada momento, cada momento é uma possibilidade de escolher de novo.  A escolha de ser vítima resulta de se resignar às circunstâncias, às vontades dos outros, aos ditames da sociedade, resignar a ser mais um, vivendo em piloto automático.

A escolha de ser líder é fazer uma tomada de consciência de que somos a causa dos efeitos que experienciamos, que a realidade em que vivemos é uma projeção da vida interna, daquilo que são as nossas crenças e que estas são importantes na medida em que permitimos que sejam.

Por isso chega de desculpas. Quem quer fazer faz, quem não quer encontra desculpas e estas são fáceis de encontrar e sustentam a nossa inação, a nossa procrastinação.  

Podes continuar a alimentar esse papel de vítima, podes continuar a responsabilizar outras pessoas que fazem parte da tua realidade, pela tua situação e desse modo aquilo que terás é mais do mesmo, terás uma perpetuação da tua situação atual. 

Escolhendo ser vítima, e isso ocorre maioritariamente de um modo inconsciente, significa que estás focada na tua realidade externa, que olhas apenas para o que ocorre ao teu redor e fazes isso de um modo totalmente apegado, ou seja, identificas-te totalmente com essa realidade. E no entanto só mudarás a tua situação quando deslocares a tua atenção para o teu interior.

É a tua realidade interna que influência a tua vida humana.

Se estás insatisfeita com a tua realidade externa, não importa muito o que faças para a alterar se não começares essas mudanças dentro de ti. É aí que as mudanças ocorrem e depois se projetam fora de ti. 

Por isso em vez de gastares a tua energia tentando mudar a tua realidade externa, tentando mudar as  pessoas e os seus comportamentos, tentando ajustar os teus comportamentos para agradar aos outros. Aquilo que podes fazer e que depende apenas de ti, é assumires a liderança da tua vida, e liderança aqui significa mudar a tua relação com a tua realidade através da tua relação contigo própria.

Podes começar por usar esse desconforto com a tua situação atual como sinalizadora daquilo que tens de mudar dentro de ti e fazes isso desapegando dessa realidade externa, ou seja, as coisas não acontecem contra ti, elas não te definem, elas acontecem como chamada de atenção. E a atenção é algo que tu controlas, tu escolhas onde colocas a tua atenção, tu és o líder.

Usando tudo aquilo que não gostas, procura dentro de ti de que modo isso se manifesta, que sensações e emoções lhe estão associadas e o que isso te quer comunicar. Não deixes nada de fora, as situações que preferes ignorar, fazer de conta que não existem a ver se desaparecem, ganham uma força grande sobre ti.

Olha o teu lado sombra, lida como ele de frente, levando a tua luz até ele e verás como as mudanças começam a acontecer. Mudanças essas que não serão necessariamente aquilo que desejas, mas serão de certeza aquilo que necessitas em cada momento.

Chega de desculpas, escolhe agora colocar a tua atenção naquilo que és, ama aquilo que és e desfruta da tua vida como ela é com desapego e verás o quão feliz és com aquilo que és neste momento, com aquilo que tens neste momento. Este momento é sempre o momento certo para seres quem és de verdade, sem subterfúgios, sem omissões, sem desculpas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...