segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Lidar com o pensamento negativo




O ser humano vive essencialmente a sua realidade através do diálogo interno permanente que ocorre na sua mente, esse diálogo faz um julgamento constante do que acontece na sua vida e daquilo que é a ideia que tem de si próprio. 

É parte desta realidade humana crer que somos esse diálogo interno, esses pensamentos que acontecem a todo o momento e sobre todos os assuntos. Quando esses pensamentos são positivos a aceitação é pacífica, já quando esses pensamentos são negativistas, estes tendem a ocupar mais a nossa atenção.

Porém quanto mais atenção lhes concedemos, a esses pensamentos negativos, mais poder ganham sobre nós e a forma como nos relacionamos connosco próprios e a nossa realidade, que na verdade é uma projeção dessa mesma, realidade interna.

Por vezes uma tentativa de lidar com esses pensamentos negativos passa pela sua rejeição, pela resistência aos mesmos, tentando evitar que aconteçam, ou quando acontecem, procurando enviá-los para o fundo do baú. Como se ignorá-los pudesse fazer com que desapareçam. No entanto quanto mais ignorámos esses pensamentos que julgámos negativos, mais reforçamos o poder que tem sobre nós.

Uma alternativa de lidar com esse tipo de pensamentos que consideras negativos é aceitá-los como eles surgem e notar nos efeitos que produzem em ti, de que forma se manifestam, sejam físicos ou não. Repara apenas, sem resistência. Faz esse esforço, sim podes considerar um esforço exigente para ti, de inicio, pois há pensamentos que são "insuportáveis", que mexem demasiado contigo.

Só que repara nisso de outra forma, se eles acontecem já os estás a suportar, logo cai a ideia de insuportáveis. Nada acontece por acaso na nossa vida e se acontece, temos a capacidade para lidar com isso, pois de outra forma não aconteceria. Ter esta noção não te resolve o que crês serem problemas, mas dá-te uma esperança para lidar com qualquer situação.

Um outro aspecto para lidar com o negativismo é o facto de que nada acontece verdadeiramente contra ti, não tem a ver contigo pessoalmente, com a tua essência, mas sim com essa ideia que tens de ti. É essa ideia de ti que podes pensar que é posta em causa, que pode ser danificada de alguma forma, pois a tua essência é perfeita e imutável, tal como é e nada pode alterar isso. 

Aproveita isso para ampliar essa ideia de ti, abre a tua mente para lá desses limites percecionados como sendo o que te define. És muito mais que apenas um corpo e as ideias que ocorrem na mente. Liberta espaço na tua atenção para o desconhecido, para o novo, só assim poderás evoluir, alargar horizontes. 

Deixa que a vida fale contigo, mergulha no silêncio e ouve a vida, pois se quiseres ser apenas tu a "falar", a mandar na tua vida, só poderás "falar" do que conheces, impedindo assim que o novo possa entrar. A vida tem tanto para te dizer, para te mostrar. Permite que assim seja, concede-lhe o centro do teu palco. Porque na realidade tu és essa vida, este tu não é essa ideia limitada de ti, mas sim do teu eu essência.

Sem ti não há mundo, tu és o teu mundo, tu és a vida que induz vida e pensamento algum, por mais negativo que seja, pode mudar isso. A única mudança tem a ver com a forma como te relacionas com essas ideias. Esses pensamentos negativos existem como uma chamada de atenção, para que olhes de verdade para aquilo que és e te conheças realmente.

Por si só os acontecimentos são neutros, já os julgamentos que fazes sobre esses acontecimentos é que poderão ser bons ou maus, na tua perceção. E a perceção depende apenas de ti e seja qual for o julgamento que faças, podes sempre olhar de novo e mudar de perceção, nenhum mal acontece se o fizeres. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...