terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dá férias ao ego

Nesta época do ano, de férias para a maior parte das pessoas, momento para relaxar do ritmo intenso do trabalho e das rotinas do dia a dia, serve também para olhares mais para ti, para cuidares de ti. E por isso um bom desafio para ti, pode ser este que te deixo, seria tirar férias do ego.

O ego é essa ideia que tens de ti, essa personalidade que acreditas ser e que é limitada, no tempo, no espaço e na matéria. Crês ser apenas um corpo e a mente que o controla e no entanto aquilo que és em nada é limitado por essa ou qualquer outra ideia que possa surgir.

Isto não significa que o ego tenha de ser destruído, ou que ele seja o inimigo que te impede de viveres o teu pleno potencial. O ego tem a sua utilidade e razão de existir, pois de outro modo ele não existiria, o ego já foi aceite pela essência que és e é amado por esta. O ego permite-te funcionar nesta realidade humana.

No entanto quanto te identificas totalmente com ele, quando crês ser apenas isso e nada mais, estás a potenciar aquilo que consideras como problemas, aquilo que terás como mau e que surge sob diversas formas na tua realidade, seja através de pessoas "difíceis", seja das muitas dificuldades que tens de enfrentar.

Então como fazer para tirar férias do ego?

Começa por observar
Observa os pensamentos que surgem sobre ti, sobre quem és e sobre o mundo ao teu redor. Onde tens colocado mais a tua atenção. Tens criticado bastante a situação ao teu redor e as pessoas que dela fazem parte ou tudo flui naturalmente? Observa os pensamentos e a tua realidade atual, pois aquilo que consideras a tua realidade é uma projeção do teu interior, olhando para esta ficas a conhecer-te um pouco melhor.

Aceita aquilo que é
Sempre que crias resistências àquilo que é, estás a ampliar a ideia de separação, estás a elevar o grau de dificuldade que terás de suplantar até que se quebrem as resistências e relembres quem és de verdade. É a tua não aceitação da realidade como ela é que dá origem aos teus problemas, pois estes são para ti resultado do facto da realidade ser diferente daquilo que desejavas que fosse.

Deixa de tentar controlar
Cessando a tentativa de controlar a tua realidade tudo se simplifica para ti, encontras menos resistência e começas a fluir com a vida, tal como ela é, e a vida que és indica-te o caminho a seguir. A forma como as pessoas ao teu redor se comportam não depende de ti, cada um é livre de tomar as suas decisões e o melhor disto é que quanto menos tentas controlar o comportamento dessas pessoas, mais influência sobre elas acabas por ter, pois tornas-te um exemplo a seguir.

Ama o ego
Essa personalidade é parte integrante de ti, ela existe em ti, mas não te limita. Sabendo isso, a tua escolha pode simplesmente ser amar essa ideia de ti. Quanto mais o fazes, mais presente, mais ciente estás do amor que reside em ti e se vê refletido em todas as coisas. Pois se quiseres verás o amor em todas as coisas, se essa for a tua escolha.

Estar atento nos sinais
A vida é um diálogo constante entre as suas múltiplas manifestações e se estiveres de facto presente no momento presente, no agora, verás os sinais que te orientam e ajudam a navegar nas "águas da vida" sem ser apenas mais um, adormecido na corrente, mas alguém que flui e ama a realidade como ela é.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...