quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A culpa é das redes sociais?




Na atualidade onde predominam as redes sociais é cada vez mais importante perceber, ver, para lá das aparências. Sendo também relevante haver coerência entre aquilo que somos e fazemos na realidade e no mundo virtual. O que se passa por vezes é que nas redes sociais as pessoas tem comportamentos que não tem nas suas realidades. 

Por se estar num mundo virtual crê-se estar protegido por um anonimato perante os demais e esses mesmos demais são vistos apenas como imagens que surgem nos nossos ecrãs e esquece-se que do outro lado estão também seres humanos, com sentimentos, com as suas histórias de vida e que não são indiferentes aos nossos comportamentos.

Devemos por isso nunca esquecer a regra de ouro e que é "tratar os outros como gostamos de ser tratados". Hoje em dia é muito fácil emitir opiniões, é muito fácil criticar o que nos desagrada e também se resvala rapidamente para o insulto fácil a coberto do teclado e do ecrã.

No entanto quero ressalvar que as redes sociais especificamente, e a internet em geral, não são nocivas por si só, elas não são o nosso inimigo, aquilo que pode fazer com que isso aconteça é o uso que fazemos delas, o modo como nos colocamos nesses espaços virtuais. Elas terão os efeitos produzidos pelo bom ou mau uso delas.

Por exemplo na vida real a maioria das pessoas não se expõe fisicamente como algumas pessoas fazem na redes sociais postando fotos intimas e que depois de colocadas online poderão ser descarregadas em qualquer ponto do globo e desse modo não mais serão apagadas da net, ainda que se arrependa mais tarde e tente apagar.

Outra situação tem a ver com saber filtrar o que se vê nas redes sociais, pois não é pelo facto de se ver publicado na net que passa a ser verdade, veja-se o exemplo das "fake news" e a influência que tiveram nas últimas eleições americanas, entre outros exemplos. 

Chamo a atenção também para o facto de que normalmente as pessoas tendem a publicar sobre si aquilo que consideram ser o seu melhor, procurando dar uma boa imagem delas próprias, muita das vezes uma versão "cor-de-rosa" que não encontra correspondência na realidade em que vivem e por vezes outras pessoas passando por situações mais complicadas nas suas vidas comparando-se com essas realidades podem-se afundar mais nas suas depressões e tendendo a alimentar ainda mais a sua vitimização perante o mundo.

Mais uma vez não há nada errado nisso, pois cada um publica o que entende, no entanto devemos estar cientes de que tudo o que fazemos tem consequências e que em vez de olhar para fora e culpar os demais ou a realidade pelo que nos acontece, a solução passa por olhar para dentro e procurar saber porque é que tais eventos originam em nós tais reações, sejam as adversas, sejam as boas, ainda que estas últimas sejam fáceis de lidar, já as primeiras tornam-se mais complicadas e complicantes.

Cabe a cada um de nós tomar essa consciência de que temos o poder único de controlar o modo como permitimos que os eventos impactem em nós. Não podemos controlar tudo aquilo que acontece, mas podemos sempre controlar o modo como isso nos afecta, de que modo isso se torna relevante para nós através da atenção que lhe dispensamos e das estórias que criamos em tornos de tais eventos.

É importante investires em ti, no autoconhecimento e fazendo isso verás como isso impacta a tua realidade e filtra aquilo que aparece na tua realidade pois esta é um espelho da nossa realidade interna e como tal podemos usar o que acontece na nossa realidade para nos conhecer-mos melhor e indo dentro de nós mudar a nossa relação connosco mesmos primeiro e depois com os demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...