sexta-feira, 4 de maio de 2018

A resposta ao medo


O medo faz parte da realidade humana, é algo que não podes evitar, a alternativa de nunca sentir medo não existe. O que importa de verdade é o que fazes perante o medo, perante as situações que te metem medo. E aquilo que tu fazes é o que de real impacta em ti. É a tua ação perante o medo que dita que poder lhe concedes sobre ti e a tua realidade.

Em face ao medo podes escolher fugir, evitar confrontar-te com ele e no entanto o resultado disso será uma poder crescente dessas situações geradoras de medo sobre ti, por muito que procures evitar tais situações a vida dar-te-à mais situações e cada vez mais intensas até que aprendas o que tens de aprender com tais situações.

A outra alternativa e aquela que é mais tua "amiga", é enfrentar essas situações, geradoras de medo, de cabeça erguida, disponível para aprender o que tem para ensinar e quanto mais fizeres isso, aquilo que irás constatar ao enfrentar tais situações é que afinal aquilo que parecia tão complicado, tão gerador de medo, não é assim tão complicado.

Irás descobrir que és muito mais forte do que crias ser, que tens muito mais recursos internos do que aqueles que crias ter e isso torna-te mais consciente daquilo que é a tua verdadeira essência. Torna-te mais ciente de que de verdade a vida nada tem contra ti, que ela não conspira contra ti e até aquilo que julgavas que existia só para complicar a tua vida, na verdade existe para te ajudar.

O medo é na realidade um pedido de amor, um apelo ao amor-próprio, para que relembres a perfeição da tua essência e que passe o que passe, por mais difícil que seja, nada belisca a essência do que és. Nada pode diminuir o amor essência que és. Tendo isso ciente não significa que nunca mais tenhas de enfrentar dificuldades, que nunca mais enfrentes situações que te façam sentir medo, a diferença está no impacto que causa em ti, e na tua disponibilidade para não renegar nada à partida.

Ficas mais livre para viver a vida tal como ela é, tal como ela surge e mais capaz para a desfrutar em pleno, sabendo que nada ocorre para o teu mal, que por muito difíceis sejam as circunstâncias elas trazem algo de positivo para ti e que a sua duração é passageira, nada é permanente na realidade humana a não ser a essência que suporta essa realidade.

Quero realçar que enfrentar o medo não implica agir de modo irracional, como por exemplo saltar de uma ponte ou para a frente de uma carro na autoestrada por achares que deves enfrentar o medo. Aquilo que é dito é naquelas situações em que o medo surge e não sabes explicar porquê, é naquelas situações como aceitar um novo emprego, ou entrar numa nova relação, etc. É nestas que situações em que em vez de evitar passar por elas por causa do medo, deves permitir-te passar por tais situações e ver o que elas te trazem, o que elas te querem ensinar.

Lembra-te que tu és amor e que esse amor nada o pode diminuir, esse amor é mais forte que qualquer medo que possas sentir, ele é o sustento do teu existir. Sempre que duvidares escolhe o amor, deixa que ele te mostre o caminho, que ele te guie e proteja pois passe o que passe esse amor estará sempre onde estiveres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...