sexta-feira, 9 de abril de 2010

Querer mudar

Mudar é algo que muitos procuram, mas ficam-se pela intenção. A verdadeira pergunta a colocar é será que querem mesmo mudar, porque para manter tudo na mesma não se pode mudar.

Para que uma mudança realmente ocorra, é necessário abandonar a zona de conforto. Não podemos manter todos os hábitos, fazer as mesmas coisas e depois esperar que a situação se altere. Se percorrer sempre o mesmo caminho vai dar sempre ao mesmo sítio.

Assim a primeira decisão a tomar é, eu quero mudar e estou disposto a alterar o que for necessário para que isso aconteça.Quando tiver tomado esta decisão de forma convicta, então sim pode pensar efectivamente no que pretende alterar e aonde pretende chegar na nova situação.

 Definir o seu objectivo de uma forma clara, para isso esse seu objectivo tem que ser realista e adequado ao seu ambiente. Nada serve estabelecer um objectivo irrealista que não poderá alcançar, só irá gerar mais frustração e vontade de deixar tudo na mesma.

Esse objectivo, para além de realista, deve ser mensurável, ou seja, passível de ser medido. Seja em quantidade, seja em qualidade.
Deve ter um timming definido para a sua concretização, com vista a evitar a procastinação. Ou seja ir adiando até finalmente abandonar a ideia.
Depois de ter estabelecido o seu objectivo deverá verificar se tem todos os recursos necessários para a realização do mesmo.

E o mais importante é o passo seguinte que é passar à AÇÃO.

O caminho faz-se caminhando, por isso se quer mudar comece hoje mesmo. Por mais pequena que seja a acção que empreenda de imediato esta será importante.

Dar o primeiro passo é sempre o mais importante, significa que está a avançar. E quando não souber o que fazer dê mais um passo em frente. E passo a passo chegará ao destino desejado.

Assim comece já, desligue o seu computador e DÊ O PRIMEIRO PASSO.

1 comentário:

  1. Olá Paulo Renato,
    gostei muito do teu blog, li alguns textos e depois quero ler mais.
    gostei muito do ultimo texto "quero mudar", vem de encontro com a situacao que vivo agora, de querer mudar, ter conviccao mas estar travada a dar o 1° passo, mesmo tendo certeza que é o que quero.
    Mas nao desisto, acho que a coragem nao é a ausência do medo, mas saber lidar com ele, nao deixando que nos domine.
    um abraco
    Patricia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...