segunda-feira, 2 de abril de 2012

Três passos para analisar um problema



A tua vida acontece sempre no momento presente, que é o único momento que existe, todos os outros momentos existem apenas na forma de pensamentos e quanto mais poder dedicas a esses pensamentos, mais abdicas de viver a tua vida.

Quando te vez perante um problema,ou melhor dizendo um desafio podes verificar em três passos até que ponto isso merece a tua atenção.

E esses passos são:

1 É verdade?

Ou seja aquilo que está a acontecer e que consideras um problema, é mesmo verdade?Tens a certeza absoluta que é verdade ou poderá haver outra forma de ver essa situação,possuis todas as provas de que aconteceu dessa forma?Isto para acontecimentos passados. Por outro lado existem aqueles problemas que crias sobre aquilo que pode ocorrer no futuro, por exemplo se ficas desempregado começas a criar vários cenários catastrofistas, como isto está muito difícil nunca mais vou encontrar trabalho, ou vou ficar sem nada,etc.Podes de novo interrogar-te isto é verdade?Tenho a certeza absoluta que isto é verdade?
Em vez de gastares a tua energia em hipóteses  que podem ou não ocorrer, opta por estar presente e recetivo a que as soluções surjam.

2 Isso é positivo?

Aqui questiona se essas situações podem ser positivas,se te podem permitir evoluir.Nada acontece por acaso e enquanto estiveres focado no problema estás a afunilar a tua perceção.Se por outro lado permitires-te alargar a tua perceção da realidade,tentando ver a grande imagem do que te acontece, compreendes que todos os desafios trazem com eles também a solução.Mas enquanto estiveres demasiado centrado no problema não permites que a tua atenção repare nas soluções,nas oportunidades que se te apresentam em cada momento. Todas as situações são oportunidades de aprendizagem e crescimento se assim o permitires,só precisando de estares recetivo e sem medo do desconhecido,pois a inovação para o ser tem que ser desconhecido,de outra forma não é inovação.

3 Isto adiciona algo àquilo que sou?

Podes questionar se aquilo que te acontece pode adicionar àquilo que é a ideia que tens de ti,ou seja, se te permite evoluir em consciência. E sempre que adicione então é algo que nada tens a temer,podendo nalgumas situações não ser tão evidente que essa vantagem exista,mas a melhor forma de o verificar é ouvindo a tua intuição,não a voz do ego, que te amedronta e leva a reparares no lado negro das situações.Já a tua intuição vem da tua essência e ela sabe tudo acerca de ti.A tua essência é perfeita,ela é puro amor,é paz e alegria. Tu escolhes quem queres ouvir e fazes essa escolha em cada momento e para isso só precisas de estar presente.



Seguindo estes passos em face a qualquer problema permites alargar a tua atenção e criar espaço para que as soluções que existem dentro de ti se possam tornar conscientes.É sempre dentro de ti que encontras as soluções para todas as tuas duvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...