sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Estás sempre a relacionar-te contigo mesmo




A experiência de vida que temos enquanto humanos fundamenta-se nos relacionamentos. Contudo aquilo que é na maior parte das vezes desconhecido, é que os relacionamentos que estabelecemos com os outros tem mais a ver connosco, do que com eles.

As nossas atitudes e judicio sobre os outros diz mais sobre quem somos do que sobre eles. A realidade é uma projeção do nosso interior. E os relacionamentos que vamos criando na nossa vida servem como sinalizadores daquilo que vagueia dentro e que está inconsciente para nós.

Raramente vemos as outras pessoas como elas são, porque estamos constantemente a julgar tudo aquilo que aparentam fazer, fazemos assumpções sobre os que as leva a fazer o que fazem e de que forma isso nos afecta.  Para conhecer o outro de verdade, para o ver como ele é, podemos começar por nos libertar da necessidade de saber que ganho obteremos dessa relação, seja ela breve ou duradoura, sejam os laços existentes entre as pessoas mais ou menos próximos.

O ego, que é essa ideia limitada de nós, essa personalidade que acreditamos ser, baseia as suas relações com o outro de um ponto de vista de separação e assim sendo está sempre em busca daquilo que o outro lhe pode dar.

Seja isso atenção, carinho, amor. Sejam vantagens financeiras, de trabalho ou apenas de prazer.

O ego como se vê como separado e incompleto  procura no outro obter ganhos para aquilo que lhe falta. E esses ganhos não advém necessariamente de uma posição de dominância na relação, existem casos de pessoas que baseiam a sua existência na subserviência ao outro, como forma de se sentirem completas. Assumindo por vezes o papel de coitadinhos para merecem a pena e o cuidado do outro.

E como podemos desfrutar melhor dos nossos relacionamentos?

Tudo passa por cuidarmos no relacionamento base e que tudo influencia. E que é o relacionamento connosco próprios. Conhecer quem somos de verdade. Lidar com o lado sombra, que preferimos esconder para não o enfrentar. Tudo é relevante, nada deve ser excluído.

Sendo sinceros, sendo verdadeiros connosco isso fará a diferença em todos os relacionamentos da nossa realidade. Pois a única pessoa que podemos enganar somos nós. Os outros que possamos achar que enganamos escondendo quem somos e o que sentimos, esses tem sempre a opção de partir e deixar de lidar connosco. No entanto nós não podemos deixar de ser quem somos, a fuga do que somos não é possível, a opção de partir não é possível.

Para melhor nos conhecermos podemos tomar atenção aos relacionamentos presentes na nossa realidade e indo dentro de nós perceber como cada relação reflete em nós, de que modo mexe connosco. E depois lidar de frente com essas sensações e emoções. Fazendo esse trabalho dentro irá notar-se fora também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...