segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pensar positivo nem sempre é positivo



Pensar positivo é tido por muitas correntes filosóficas, de auto-ajuda e afins, como uma panaceia para todos os problemas. E no entanto este esforço por pensar positivo pode conduzir muitas pessoas à frustração e à desistência, contribuindo para um agravamento do mal estar.

Quero ressalvar que o pensamento positivo não é por si só um problema, não é este que induz frustração nessas pessoas, aquilo que induz essa frustração é a tentativa de se forçar a pensar positivo. É a tentativa de controlar os pensamentos.

Enquanto humanos não controlamos os pensamentos, sejam eles julgados como positivos ou negativos. Sendo na verdade esses mesmos julgamentos um pensamento.

 Aquilo que podemos fazer e que depende de cada um de nós, é, em primeiro lugar  tomar consciência dos pensamentos. Observar os pensamentos que ocorrem e tornar ciente que somos quem os observa, somos esse espaço onde eles ocorrem.

Em segundo lugar podemos desapegar dos pensamentos, descolando dos mesmos tornamos ciente que eles não nos limitam, que somos muito mais que esses pensamentos. Eles ocorrem em nós, mas não somos esses pensamentos.

Em terceiro podemos escolher a atenção e relevância que atribuimos aos pensamentos. Aquilo que nos focamos ganha poder sobre nós. Normalmente aquilo a que resistimos persiste, quanto mais evitamos ter pensamentos que julgamos de negativos, mais parecem surgir e com mais influência sobre nós.

Por outro lado quando se força a atenção para pensamentos tidos como positivos isso pode servir apenas para deixar de lidar de frente com aspectos que nos desagradam, que causam desconforto e no entanto são esses que nos ajudam a conhecer melhor quem somos.

Ignorando esses pensamentos desconfortáveis eles surgirão com mais força na nossa realidade até que lidemos de frente com eles.

A solução que procuras passa por te aceitares tal como és, tal como é a tua realidade, com desapego, vivendo o momento presente, vivendo no agora. Confiando na orientação da tua essência em fluxo com a vida que és.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...