sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Viver a vida tal como ela é




A vida existe para ser vivida tal como ela é e isso significa tudo aquilo que faz parte da vida, sem exceção. 

Neste tudo estão as situações que consideras como boas e estas é pacífico para ti aceitá-las. Mas também faz parte desse tudo, as situações que crês serem menos boas e até más para ti. A verdadeira diferença entre essas situações resulta da tua perceção. 

É a tua perceção que classifica os acontecimentos que surgem na tua vida. Os acontecimentos são neutros por si só, já o teu julgamento não o é. O julgamento, a forma como classificas aquilo que vai acontecendo na tua vida, resulta das crenças que tens, resulta da tua atenção no momento em que ocorrem. 

Na realidade a tua perceção é volátil, ela não é constante, uma mesma situação pode ser julgada por ti de uma maneira num determinado momento e de outra maneira diferente noutro momento. O que contribui para que isso aconteça é por exemplo o teu estado de espírito. Perante uma mesma situação se estiveres bem disposta poderás tolerar e não dar grande importância, ou então fazer uma grande drama se estiveres de mau humor. 

Um exemplo disso poderá ser um amigo passar por ti e não te cumprimentar. Se estiveres de bom humor poderás não dar grande importância, mas se estiveres de mau humor começaras a criar "estorinhas" na tua cabeça sobre o motivo pelo qual esse amigo não te cumprimentou. Pensamentos do género, "deve ter a mania que é importante e já não cumprimenta", "quando te voltar a ver vais ver o que te digo", "já estás na minha lista negra". E tudo o  mais que a imaginação permitir.

O que é mais importante não é evitar julgar, pois isso enquanto humanos é natural, faz parte da natureza humana julgar o que ocorre na nossa realidade. Mais do que evitar esse julgamento é ter consciência desse julgamento, estar ciente quando ele ocorre e assim tomar consciência que não és esses julgamentos, esses pensamentos ocorrem em ti, mas não te definem, não te limitam.

Quanto mais ciente estás do teu sistema de pensamento mais livre ficas para desfrutar da realidade como ela é, sem desejar que ela seja outra coisa qualquer.

Como fazer para estar mais ciente do teu sistema de pensamento, mais ciente das perceções que ocorrem?

Fazes isso estando focado no momento presente, colocando a tua atenção no agora e isso pode ser praticado, quanto mais praticares, mais focado poderás estar. Estando presente no agora, aceitando-o como ele se apresenta. Este aceitar não implica resignação, não implica que cruzes os braços e nada faças. 

Aceitação significa que fazendo o que fazes estás com atenção plena ao que fazes e às manifestações que ocorrem, quer dentro, quer fora de ti. E ficas ciente de que ocorra o que ocorrer, estarás preparado para lidar como isso, pois de outro modo não ocorreria. Sabes também que nada do que ocorra te coloca em causa, nada coloca em causa a tua essência.

Ficas ciente de que a vida não é algo externo que te vai acontecendo, mas sim que a vida és tu, em toda a sua plenitude, és tu. Confia na tua inteligência natural para que esta te oriente, confia na vida ela sabe o que é o melhor para ti. Tu és muito mais do que pensas que és. O pensamento é complexo, já a vida é simples. Tu és simples, permite-te conhecer de verdade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...