terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

6 Dicas para desfrutar de mais felicidade




Permite-te cometer erros 

Os erros são parte integrante daquilo que é ser humano, e a questão não se coloca sobre se irás cometer erros ou não, isso é um dado adquirido, que os irás cometer. O que é mais importante é o que fazes com os erros que cometes, de que modo permites que tenham impacto na tua vida, a forma como lidas com os erros que cometes. A forma como lides com os erros poderão ser uma prisão para ti, impedindo-te de te conheceres de verdade e realizares o teu pleno potencial. Ou então podem ser libertadores, permitir-te evoluir, conhecer-te melhor e contribuir para um mundo melhor para todos. Só tu te podes permitir ou impedir de agir.

Arrisca-te

Só arriscando poderás ir mais além, se te limitas a fazer o que sempre fizeste, os resultados que terás serão sempre os mesmos, por si só, isso não é bom, nem mau, significa apenas que te resignas, que te acomodas na tua zona de conforto. Arriscar implica cometer mais erros, implica entrar no desconhecido, mas só desse modo poderás conhecer até onde vão os teus limites, só indo mais além poderás saber até onde podes ir. Ao arriscar tens garantido mais experiência para ti, mesmo que tudo corra mal, terás sempre algo mais do que tinhas antes de arriscar, terás mais recursos internos para lidar com as situações e terás mais probabilidades de ser bem sucedido em ações futuras.

Mente aberta

Ter uma mente aberta permite-te estar atento às oportunidades que surgem a todo o instante na tua realidade e que se tiveres uma mente fechada não as irás ver, mesmo estando na frente dos teus olhos. Porque não estarás preparado para as reconhecer como tal. Uma mente aberta permite que não negues à partida nada do que surja, sem te permitir conhecer o que surge e o que te quer comunicar. Tendo uma mente aberta podemos aprender sempre coisas novas, quanto mais não seja como evitar cometer os mesmos erros várias vezes. Podemos aprender diferentes perspetivas da realidade, pois não existe apenas uma forma de ver o mundo, mas sim múltiplas visões, que conjugadas poderão ser uma mais valia.

Ser grato

A gratidão implica reconhecer o quanto já somos, e o quanto já temos, mas que por vezes damos como adquirido, sem lhe dispensar o ser real valor e importância. O ser grato é um estado de espírito que te permite ter consciência do quão rico já és, e isso é muito mais do que apenas os bens materiais. Sendo grato permites-te reconhecer em ti que já tens tudo aquilo que julgavas que te faltava, que tu possuis as respostas para as tuas dúvidas, só que tens procurado as respostas no local errado. O ser grato permite que a vida te dê mais motivos para sentires gratidão. Terás sempre motivos para agradecer se a isso estiveres recetivo, se em vez de focares naquilo que julgas faltar, te focares naquilo que és e tens neste momento.

Faz uma pausa, respira

A vida moderna é tão agitada, tudo está em constante movimento, que por vezes se esquece o mais simples, que é...tu estás vivo. Permite-te fazer uma pausa e respira, não que deixasses de o fazer antes, mas não tens reparado. Já reparaste na miríade de ocorrências necessárias a que possas respirar, repara agora. Observa apenas, sem forçar, nota como o ar entra e se espalha dentro de ti e depois como sai, esvaziando os teu pulmões. Repara apenas e verás surgir uma sensação de paz, que sempre está ai esperando que repares nela. Basta uma pequena pausa e a tua vida continua. Quando te apanhares no meio da agitação lembra dessa paz que carregas contigo.

Deixa de forçar

A vida é plena como é, tu és essa vida. Para ficares ciente que és essa vida e não algo externo à vida, só necessitas de deixar de forçar, tentando que a vida seja como pensas que ela deve de ser. Esse forçar apenas distrai a tua atenção daquilo que já existe em ti, daquilo que já existe na tua realidade, sendo esta um espelho do teu interior. Quando deixas de forçar escolhes simplificar, escolhes confiar na vida que és, para que esta te oriente. A vida só quer o melhor para ti, ainda que por vezes não o vejas como tal no imediato, quando olhas em perspetiva reconheces que assim foi. Só acontece aquilo que tem de acontecer e que estás preparado para lidar, de outro modo não aconteceria. Confia que assim é, vê por ti. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...