segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Aprender a questionar os pensamentos




Enquanto humanos temos tendência a acreditar que somos aquilo que pensamos e estamos de tal maneira focados nesses pensamentos, envolvidos por esses pensamentos que limitamos a noção daquilo que somos de verdade.

Os pensamentos ocorrem em nós, mas não nos limitam. Nós somos o espaço onde eles ocorrem, somos muito maiores do que aquilo que pensamos. Uma das consequências de acreditar ser apenas o que pensamos é prescindir de relembrar quem somos em essência. 

Por si só os pensamentos não nos limitam, é a nossa atenção aos mesmos que nos limita.

E o que podemos fazer então para deixar de nos limitar-mos pelos pensamentos que ocorrem em nós?

Em primeiro lugar tornando-nos conscientes dos pensamentos, observando os pensamentos quando eles surgem. Quando apenas os observamos começamos a estar cientes dos espaços que há entre os pensamentos. Espaços esses que são imperceptíveis quando estamos totalmente focados, totalmente identificados com os pensamentos. 

Quanto mais praticar a atenção nos mesmos, quanto mais se observa os pensamentos, menos condicionados pelos mesmos estamos. 

E permite ainda o segundo passo que é questionar os pensamentos que surgem. Por exemplo quando perante determinada situação uma pensamento de julgamento surge, classificando essa situação, se estivermos cientes do pensamento em si podemos questionar se isso é totalmente verdadeiro. 

Se aquilo que acabamos de classificar é sempre assim ou se poderá ser visto de um modo diferente. E sendo visto de um modo diferente poderá ser igualmente verdadeiro, aquilo que os diferencia é a nossa atenção e aceitação dos mesmos. Não existe apenas uma maneira de ver o mundo, de percecionar a realidade e de nós só nos é pedido que não sejamos inflexíveis. 

Se por ventura concluirmos que sim é verdadeiro, na nossa perceção aquilo que classificamos inicialmente, o terceiro passo será verificar de que modo isso nos faz sentir; que sensações se manifestam em nós e no nosso corpo. 

Essas sensações se forem desagradáveis, se nos fazem sentir mal então é porque esses pensamentos nos estão a condicionar bastante, estamos demasiado identificados com os mesmos. Esse poderá ser um reforço para que tenham mente aberta para se permitirem mudar a vossa relação com essa situação, permitindo que novas perspetivas se possam manifestar e libertarem-se desses condicionalismos, ao mesmo tempo que aprendem a se conhecerem melhor.

Quando questionamos os pensamentos ampliamos o nosso nível de consciência e desse modo a forma como nos relacionamos com a realidade, com a vida que somos.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...