sexta-feira, 16 de outubro de 2015

4 Motivos em que dizer Não é positivo


A nossa atitude perante a vida em geral dita aquilo que experienciamos e a perceção da qualidade da mesma. O ter uma atitude positiva perante a vida, perante tudo aquilo que acontece em cada momento, não implica dizer sim a tudo. Por vezes o mais positivo a fazer é mesmo dizer Não. 

Eis alguns motivos pelos quais dizer não é positivo:

1 Não à ideia de vítima das circunstâncias
Por vezes perante as dificuldades da vida que nos submergem, tendemos a acreditar que tudo nos corre mal e que algo e/ou alguém conspira contra nós e sentimos como que indefesos, incapazes de reagir, de fazer algo. No entanto esta é uma ideia apenas e ao dizer não a esta ideia reforças a lembrança de que és muito mais capaz do que acreditas ser. Tu és responsável pela tua vida, significa que tens a capacidade de lidar com o que quer que ocorra na tua vida, pois de outro modo não ocorreria, se não tivesses essa capacidade.

2 Não à ideia de dependência do amor de outrem 
Por vezes dizer não à pessoa que amas é a maior prova de amor por ela que lhe podes dar naquele momento. Nem sempre temos de estar de acordo com as pessoas que amamos, não é pelo facto de discordar delas que as amamos menos, assim como não é amor de certeza usar esse sentimento como forma  de "chantagem" para obter a concordância do outro. Quanto mais livres para dizer não ou sim estivermos, mais inteiros estaremos nessas relações. E isso começa pela relação contigo mesma, por vezes é necessário dizeres não a essas ideias que tens sobre ti, que te diminuem e fazem acreditar que necessitas do amor dos outros para viver. Tu és amor e quanto mais presente isso tiveres, mais provas de amor terás.

3 Não à ideia de que não és suficiente assim como és
Acreditar que te falta algo faz-te entrar nesse jogo do ego, de busca mas não encontres. Jogo esse que é interminável até ao momento em que relembres quem és de verdade e te conheças para lá dessa ideia de personalidade que julgas ser. Essa ideia de personalidade é o ego e tu também és isso, mas não és só isso. E esta distinção faz toda a diferença na tua vida, na forma como te relacionas com a vida, na forma como te relacionas contigo. O que quer que julgues te faltar já existe em ti neste momento, nada do que faças pode melhorar a tua essência perfeita e plena, tal como é neste momento. E a forma de relembrares que assim é começa na aceitação do presente tal como ele é, a realidade é um espelho do teu interior, é um mapa que te leva à essência de ti. Deixa-te ir, entra em fluxo com a vida. Tu és vida, ela não é algo que te acontece e que por vezes é boa e outras é má, ela és tu em toda a sua plenitude.

4 Não às rejeições do que julgas como menos bom
A vida é um todo e aquilo que acontece é suposto acontecer, e isso aplica-se a todas as ocasiões sem exceções. No entanto aquilo que julgas como menos bom tendes a rejeitar, tendes a evitar viver e isso significa rejeitar a vida, rejeitares-te. Quando aquilo que julgas como mau for vivido como é, for sentido como é, verás como é também vida. E ganhas maior liberdade para seres como és, pois deixas de estar condicionada por aquilo que julgas como mau, e nada te limita mais. Ficas livre para abraçar a vida por inteiro e quanto mais o fazes, menos necessidade de julgar terás, menos resistência terás, logo menos provas a vida te colocará, pois estás em fluxo com ela, em fluxo com a tua essência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...