segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Tu existes para lá do que pensas




Aquilo que acreditas ser a tua vida não existe para lá de ti mesma, sem ti não há vida, não há mundo para viver. Isto é verdade do teu ponto de vista. Aquilo que ocorra, seja perto de ti, seja do outro lado do mundo, só ganha vida quando tomas consciência da sua ocorrência, até aí é como se não existisse. Isto é assim para cada um dos humanos, sem exceção.

E no entanto o que consideras a tua realidade não é a realidade em si, mas sim a tua interpretação da realidade. Interpretação essa que é limitada, que é condicionada por aquilo que são as tuas crenças e valores. Que são em si mesmos interpretações. O que resulta daqui é que vives julgando os pensamentos que vais tendo, são estórias sobre estórias.

Vives os pensamentos sobre pensamentos e não a realidade como ela é.

A solução não passa por deixar de pensar, porque de verdade não o podes fazer, os pensamentos surgem por si só, não há um pensador a produzi-los. Aquilo que existe é uma consciência dos pensamentos que ocorrem e tu és essa consciência, esse espaço onde eles ocorrem.

Aquilo que consideras como problemático resulta de uma identificação total com o que pensas, com os pensamentos que ocorrem em ti, sendo que isso limita a ideia daquilo que és em essência, e escrevo ideia porque de verdade nada pode limitar a essência que és.

Assim para te libertares basta-te observar os pensamentos e desse modo tornar ciente em ti que és muito maior que qualquer estória, que qualquer ideia, que qualquer pensamento. Começa por reparar nos espaços entre pensamentos, de início por ser um pouco difícil, mas com prática vai ficando mais simples. Isto permite-te tomar atenção ao espaço que és, espaço esse onde se manifestam os pensamentos.

O que depende de ti é a atenção que concedes aos pensamentos que surgem em ti, é a tua atenção que os alimenta, que lhes dá vida. Quanto mais te identificas com determinados pensamentos, mais eles prolongam a sua estadia no teu centro de atenção. 

Isto acontece para o que consideras como bom ou mau. Sendo que aquilo a que resistes persiste, consequentemente normalmente acabas por conceder mais atenção ao que não gostas, ao que gostarias que fosse diferente, o que, ao invés do que desejarias, acaba por reforçar a sua presença em ti em vez de se esfumarem.

A melhor forma de lidar com os pensamentos indesejados passa pela não resistência, pela sua aceitação e relembro que aceitação não significa concordância. Fazendo isso os pensamentos tal como surgem partem sem afectar a tua realidade interna primeiro e a externa de seguida.

Por isso tudo aquilo que te desagrada na tua vida, todas as pessoas e situações que te desagradam tem mais a ver contigo do que com essas pessoas ou situações. Porque o que tu pensas é um problema teu, já o que os outros pensam é um problema deles, da estória deles. 

Mas como nenhum humano é uma ilha, estamos todos relacionando-nos, espelhando aquilo que acontece internamente por forma a aprendermos o que tivermos de aprender e desse modo elevarmos o nosso nível de consciência.

Usa o que te desagrada para indo dentro de ti perceber o que te quer comunicar, que tipo de efeitos produzem em ti, de que forma se manifesta em ti esse desconforto, aprendendo a conhecer-te melhor e relembrando quem és de verdade. E sim também tens o teu lado sombra, nenhum ser humano é perfeito, sendo seres de luz, esta implica sombra para que sirva de contraste.

Luz e sombra são parte do todo que és, a essência nada exclui, nada descrimina. Lidando com o teu lado sombra liberta-te para desfrutar da luz intensa que te constitui. A diferença entre inferno e paraíso resulta da tua interpretação do que ocorre em ti, resulta da estória que contas a ti mesma.

O bom é que podes sempre contar uma estória nova, podes sempre escolher aceitar e amar aquilo que és tal como és, tal como é a tua realidade. Quanto mais escolheres amar quem és, mais simples tudo fica para ti nesta experiência humana. Mas melhor do que acreditar no que está aqui escrito, por muito sentido que faça para ti, está colocares em prática, verificares por ti mesma.

Faz isso e vê como resulta para ti. Estarei cá se necessitares de ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...