segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Usa o teu poder pessoal para superar as dificuldades




Há momentos na tua vida em que tudo parece correr mal e ocorrem umas situações atrás das outras onde nada acontece como julgas que deveria de acontecer. Por vezes sentes que não há solução, não a consegues vislumbrar e quanto mais olhas para os problemas, mais parecem surgir.

Aí no entanto em vez de forçar na busca de terminar com esses problemas, de os evitar, a solução passa primeiro por fazer uma pausa em todo esse turbilhão de sensações e esta pausa não significa terminar com essas sensações negativas, com essas preocupações, porque de facto não as controlas.

O fazer uma pausa implica um reconhecimento, um estar presente atento a essas sensações que se manifestam em ti. Essa angústia, essa sensação de perda, de desorientação, observa-a, sem tentar fazer com que acabe, ou esconder que está lá. 

Apenas observa, de que modo se manifesta, em que zona do corpo se faz sentir, que pensamentos surgem associados. E na medida em que os observas, em que lhes dedicas a tua atenção, aquilo que ocorre é que começas a ganhar uma certa distância em relação a essas sensações.

Reparas que és mais do que esses pensamentos, que essas sensações, relembras que a vida que és, é muito maior que qualquer sensação, por mais gigantesca que ela possa parecer em determinado momento.

São as dificuldades da vida que apelam à essência do que és, que apelam a tua atenção para a verdade em ti. Tu não és vítima das circunstâncias, a vida não é algo que te acontece, mas sim aquilo que és plenamente, sem exceção. 

Quanto mais desperta estiveres para a verdade em ti não esperes que nunca mais tenhas "problemas" na tua vida, que tudo fique perfeito e nada mais te incomode e perturbe. Na realidade a vida vai-te testar, vai continuar a colocar-te desafios para superares, para que te coloques em causa, de modo a ver a tua determinação, ver o quão crês de verdade naquilo que és.

Quanto menos dependente da realidade estiveres mais livre está a tua atenção para lidar com o que quer que ocorra na tua vida, sem no entanto colocares em causa aquilo que és, sem duvidares do teu valor. Pois nada do que ocorra pode colocar em causa ou diminuir o que quer que seja da tua essência, do teu valor natural.

Se neste momento estás em "baixo", se pensas que não tens valor, que os outros te colocam para baixo, começa por aceitar que assim é, aceitar significa reconhecer que isso esta a acontecer neste momento, o que é diferente de concordar que isso seja verdadeiro.

Observa as estórias que comprovam essa rejeição por parte das pessoas que te rodeiam. Observando essas estórias tornas ciente em ti que és quem as observa e não as estórias por si só. As estórias que ocorrem em ti só tem o poder que lhes concedes através da tua atenção, através da importância que lhes atribuis.

Nenhuma estória é mais verdadeira que a outra do ponto de vista da tua essência, nenhuma delas pode beliscar sequer a tua essência.

Já do ponto de vista do ser humano, do ponto de vista da tua personalidade e aqui tua é real porque essa personalidade que acreditas ser, substanciada num corpo e mente que o controla, essa personalidade é uma ideia, uma estória que te tens contado ao longo dos anos e por isso é real para ti.

Do ponto de vista da personalidade as estórias a que dedicas a tua atenção são reais para ti e podem ser indutoras de prazer ou sofrimento. És tu quem decide que sejam uma ou outra.  Tu tens muito mais poder do que acreditas ter, tu és perfeita tal como és e isso é muito mais do que pensas que és.

Estando recetiva a deixar partir essa ideia do que pensas que és irás relembrar quem és de verdade em essência e verás que nada te falta, nada pode acrescentar ao que és neste momento, não algures no futuro, mas agora. 

Tu escolhes quando queres que aconteça e isso será no momento em que estiveres preparada para lidar com a verdade em ti. Quando quer que aconteça será no momento certo, no momento ideal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...