segunda-feira, 7 de novembro de 2016

5 Razões para deixar de tentar controlar a vida



Aprender a abrir mão do controlo sobre a tua vida, aprender a deixar partir, a deixar ser aquilo que é. Fazendo isso verás como a tua realidade muda efetivamente e não apenas no campo dos teus desejos. Deixo-te de seguida razões para que te permitas abrir mão do controlo:

Permite-te relaxar

Quando abres mão do controlo imediatamente relaxas, porque tentar manter o controlo em permanência exige um tremendo dispêndio de energia da tua parte, exige uma atenção total a todos os pormenores e muitos deles não dependem diretamente de ti, não os consegues determinar, como por exemplo a forma como os outros se comportam, como agem. Isso depende apenas deles e não é decisão tua, podes ser um exemplo que eles escolham seguir, mas não os podes obrigar a comportarem-se como achas que se devem comportar.

Permite-te apreciar os outros como eles são

Quando te libertas da necessidade de controlo de tudo e todos, começas a reparar como são de verdade as pessoas ao teu redor, porque enquanto te esforças por controlar o seu comportamento, para que ajam como achas que devem fazer, deixas de ter atenção àquilo que as pessoas são de facto e com isso perdes aprendizagens preciosas. Pois todas as pessoas tem algo para nos ensinar, seja de bom ou mau, podemos aprender sempre se a isso estivermos recetivos. Libertando-te da necessidade de controlo a forma como olhas as pessoas ao teu redor muda também e desse modo serás positivamente surpreendido com aspectos que nunca reparaste anteriormente.

Permite-te deixar de ter de agradar constantemente os outros

Quando te deixas levar pela necessidade de controlo sobre o que te rodeia, também necessitas da aprovação dos outros para que eles se possam comportar do modo que crês ser o mais correcto.  Tens uma necessidade de agradar aos outros para que o teu controlo possa ser mais eficaz, e este agradar significa agires como achas que os outros esperam que tu ajas. Ser aquele que julgas que os outros esperam que sejas e nessa necessidade perdes a tua naturalidade estando constantemente preocupado com o que os outros possam pensar daquilo que fazes, das opções que tomas. Quando te permites abrir mão do controlo essa necessidade de agradar em permanência desaparece e podes ser genuíno, podes ser verdadeiro acima de tudo contigo mesmo e a boa notícia é que quanto mais genuíno fores mais fácil é chegares às outras pessoas, mais fácil é ser influente junto delas.

Permite-te ser surpreendida pela vida

Quando abres mão do controlo libertas espaço na tua atenção para que a vida te surpreenda, a vida cuida de ti e só quer o teu melhor, mesmo nas situações que à partida julgas como más, na verdade elas trazem algo para acrescentar à tua realidade, elas permitem-te descobrir mais de ti, levar-te mais além, sair da tua zona de conforto. Sim por vezes é desconfortável, acarreta dor, mas quando suplantas essas dificuldades verificas que valeu a pena, descobristes facetas tuas que desconhecias possuir e no entanto sempre fizeram parte de ti. É isso que as dificuldades fazem por ti, elas não te tornam mais forte, apenas de relembram o quão forte já és. Deixa que a vida te surpreenda e te mostre o caminho ao encontro do melhor de ti.


Permites que a necessidade de controlo deixe de te controlar

Quanto mais necessitas de controlar a tua vida e tudo o que nela ocorre, mais controlada por essa necessidade ficas, o que é paradoxal, pois passas a ser controlada pela necessidade de controlar. Ao abrir mão do controlo fazes com que esse controlo, essa limitação que é o ter de controlar tudo, te deixe de controlar, te deixe de condicionar e ficas livre para desfrutar de verdade aquilo que és, aquilo que são as pessoas ao teu redor e a vida como ela é. O controlo limita as tuas possibilidades, o melhor dito, limita a tua perceção das possibilidades, pois estas são infinitas. É a tua atenção que torna reais as possibilidades que te permites vivenciar na tua realidade. Quanto menos controlas, mais possibilidades surgem, mais alternativas se te apresentam para que possas fluir com a vida e toda a sua perfeita simplicidade, onde nada falta, nada é escasso.

Tu escolhes, tu tens o poder de abrir mão da necessidade do controlo e podes fazer isso agora. Por outro lado se achas que ainda não estás preparada para isso, não faz mal, a vida que és está sempre presente e preparada para quando tu estiveres preparada também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...