segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O que fazer quando tudo aparenta correr mal



Existem momentos nas nossas vidas em que tudo parece correr mal, e para quem está nessas situações tudo corre mesmo mal. O que fazer então quando passamos por tais momentos? Deixo-te de seguida algumas dicas do que fazer perante tais momentos.

Deixar de procurar culpados

Normalmente tende-se a procurar culpados para a situação negativa que se está a enfrentar, sejam as pessoas com quem lidamos mais de perto, como familiares ou colegas de trabalho e patrões. Ou então quando estes últimos não são tão óbvios, tende-se a culpar o governo, o clima, a conjuntura, etc. Ainda que alguns destes "culpados" possam contribuir para a situação, na verdade não existem culpados reais eles apenas representam um papel de chamada de atenção para que nos foquemos no que é essencial e que perante um abanão da realidade possamos recentrar naquilo que é real, naquilo que somos em essência, sendo co-criadores podemos escolher abandonar o papel de vítimas das circunstâncias. Não implica que isso seja fácil, é simples, mas fácil ou difícil depende de cada um e o quão apegado à situação está. Mas isso em nada belisca a nossa essência que continua sendo perfeita como é. Permite-te observar a situação como ela é de facto, procura aprender o que ela te quer comunicar e assume as rédeas da tua vida, assume a responsabilidade e ser responsável significa que tens a habilidade para agir, ser mais pró-ativo e superar a situação.

Tu não és a situação

Por muito má que pareça a situação que estejas a viver, por muito mal te faça sentir, essa situação não te define, não diz quem tu és. Porque as situações "más" não acontecem apenas às "más" pessoas, podes acreditar ser boa pessoa, achares que não mereces passar por tais situações e no entanto elas ocorrem na tua vida. E é normal que assim possa ocorrer, mas isso não faz de ti uma má pessoa que merece sofrer pelos "pecados" que cometeu. Por vezes são os mais "puros" de coração que são chamados à prova perante situações tidas como difíceis e isso é assim para que na superação de tais situações relembrem o poder que tem, relembrem a essência perfeita que tem e que nada por mais complicado pareça pode alterar isso. E aconteça o que acontecer essas situações não te definem, elas acontecem em ti e não contra ti. Tu, a essência do que és, é ilimitada, tudo abarca e nada exclui. Relembra o amor que és e verás como começas a ver a luz da solução a brilhar em ti. As situações são como são e não definem aquilo que és, tu decides a importância que tem e quanto poder concedes sobre ti a essas situações. Fazes isso através da atenção que lhes dispensas e o apego que lhes tens.

Passe o que passe tudo está bem

Pouco importa o que aconteça tu estás sempre bem, a essência do que és está bem. Isso não significa que não tenhas que, do ponto de vista humano, passar um mau bocado enfrentado tais situações, mas no final tudo se compõe, tudo está bem. São essas adversidades que abrem caminho a que o novo surja para ti, a que novas e melhores situações encontrem o espaço para ocorrer e obter a tua atenção. Essas complicações servem para te tirar do estado de dormência, para te fazer desligar o piloto automático e tomar as rédeas da tua vida. Porque o mal não te acontece por mal, mas sim para que possas evoluir, para que eleves o teu nível de consciência, focando-te no que é realmente importante e deixando partir o que é acessório, o que nada acrescenta à tua realidade humana. Tu podes mais, tu és capaz e possuis os recursos para fazer frente ao que quer que a vida te coloque na frente, pois de outro modo não ocorreria. E se tiveres em mente que tudo está bem, que tudo encontrará o seu devido lugar, então o fardo torna-se menos pesado e mais rapidamente o superas e libertas o seu peso em ti.

As situações são temporárias tu és permanente

As ocorrências na tua vida, nomeadamente as más, são temporárias, assim como surgem irão partir, irão acabar. Já aquilo que tu és é permanente, é durável no tempo, sendo que a tua natureza humana é limitada, mas maior que qualquer adversidade, já a tua essência é imutável e eterna. O bom disto tudo é que não precisas de acreditar que assim seja para que assim seja, principalmente se estás neste momento a enfrentar uma situação complicada ver as coisas deste modo pode-te parecer difícil, no entanto não deixa de ser o que é. Deixa que a esperança tome a tua atenção, tem fé e ter fé é acreditar sem ver, é ver para lá do visível e isso só é possível com os olhos da alma, com o coração aberto e tu tens essa capacidade, permite-te que assim seja. Escolhe olhar para a tua realidade com os olhos da alma, com o teu coração e verás como tudo fica menos pesado, menos toldado e os caminhos começam a abrir-se perante ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...