quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O ego é bom ou mau?


 Existem correntes espirituais onde se menospreza o ego, onde se coloca a culpa toda no ego. Primeiro quero dizer o que é o ego para mim, e ele é a parte limitada do nosso Ser, é uma ideia de limitação que está representada por uma identidade composta por corpo e a mente que o controla.

O ego sendo uma ideia de limitação precisa de nos convencer a acreditar que somos apenas essa ideia e a forma que ele usa para manter essa ilusão é através do medo, medo de perda de identidade, medo de isolamento, um medo que nos coloca numa luta constante pela sobrevivência pois nos faz acreditar como vivendo num mundo de escassez, onde apenas os mais fortes sobrevivem.

O ego coloca-nos numa procura constante de algo melhor no futuro, num incessante "procura mas não encontres", como forma de nos manter aprisionados através da ilusão que estamos a fazer um caminho ao encontro da recompensa futura no final da caminhada, isto se fizermos bem as coisas, se nos portarmos bem, se fizermos o que é suposto e esperado que façamos.

O ego faz-nos acreditar que somos apenas este corpo e a melhor provas que ele nos dá disso é através da fragilidade desse mesmo corpo, pois este adoece, é passível de ser magoado e a prova última é ao mesmo tempo a grande ameaça, ou seja a morte, o fim da vida.

E vocês poderão pensar, mas até aqui está a dizer "mal" do ego, ao que eu respondo, isso seria mau se fossemos apenas isto, se fosse de facto apenas isso o que a nossa realidade nos pudesse oferecer. Este é o ponto essencial, o ego por si só não é mau ou bom, só o poderá ser se aceitarmos que somos apenas um corpo controlado por uma mente pensante e que tem um prazo de validade definido. 

Só quando aceitamos essa ideia de limitação é que podem ocorrer os nossos "problemas" enquanto experienciando essa limitação, ou seja, enquanto nos percecionamos como humanos.

Quando despertamos para a nossa essência e tomamos consciência que somos ilimitados e intemporais, que somos espírito a viver uma experiência humana e que esta não altera o que quer que seja a nossa essência perfeita, que esta experiência humana serve para a essência se experienciar a si mesma e através disso continuar a sua expansão, nas diferentes manifestações que vai assumindo.

Percebemos que tudo é perfeito assim como é, que tudo acontece como tem de acontecer e quanto tem de acontecer, pois o que quer que aconteça tem apenas a importância que a nossa perceção lhe atribuí.

 Percebemos que somos uma peça nessa imensa engrenagem que é o todo e que de nós não nos é pedido que, enquanto humanos, possamos entender, que possamos compreender, pois isso deriva de uma necessidade de controle e que quanto mais tentamos controlar esta experiência humana, menos a controlamos e mais dificuldade criamos a nós próprios.

E a ideia é simplificar, é confiar na perfeição da vida e do plano que ela tem para nós e só é necessário da nossa parte estar presente em cada momento, conscientes de que não estamos sozinhos e que a orientação que precisarmos nos será dada desde que estejamos recetivos a ela. 

Assim confia e diz sim à vida, aceita-a e aceita-te como és.







1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...