terça-feira, 24 de maio de 2016

Como superar o desânimo, a frustração



A vida de qualquer ser humano tem altos e baixos, tem momentos que são tidos como bons e outros que são tidos como maus. Tudo isso é resultado de uma interpretação, é a forma como cada ser humano perceciona a sua realidade que a classifica de um modo ou de outro. De verdade não vivemos a vida como ela é, mas apenas como pensamos que ela é. 

Daí resulta muita frustração por vezes, visto que a vida não é como gostaríamos que ela fosse, salvo algumas exceções, mas sim como é. E é perfeito que assim seja, é harmonioso que assim seja. Tudo acontece como tem de acontecer e no exacto momento em que tem de acontecer.

Teremos, enquanto humanos, essa noção quanto mais presente estivermos no agora. E estar presentes no agora significa estar atentos ao que ocorre, dentro e fora de nós. Principalmente dentro, pois é aí que tudo se passa primeiro, mas como normalmente o ser humano está em piloto automático, não está ciente de que assim é.

Para a essência não existe tal coisa de dentro e fora, de interno e externo, estas dicotomias são humanas, fazem parte da realidade humana e como tal é perfeito que assim seja. A realidade humana é dual, são esses contrastes que te permitem ficar mais ciente de ti e também elevar o teu nível de consciência.

O que varia para cada ser humano é o ritmo a que tal é feito. A rapidez dos eventos nesta experiência humana é adequado a cada um de nós, a vida não nos dá provações ou desafios maiores do que aqueles que podemos suportar e superar.

Possuímos em nós todos os recursos para lidar como que quer que ocorra na nossa realidade humana, mesmo quando aparenta não ser esse o caso. Mesmo nas situações mais extremas e aparentemente insuportáveis, se acontecem é perfeito que aconteçam. Perfeito não porque sejam do ponto de vista humano positivas, mas porque cumprem o seu propósito evolutivo.

A melhor forma de lidar com esses momentos de maior frustração, momentos de desânimo é em primeiro lugar tornar ciente essa mesma situação, reconhecer que ela existe, em vez de tentar fazer de conta que não existe ou evitar lidar com ela.

De seguida faz uma pausa, tira uma momento para repousar em ti. Observa a situação e como isso te faz sentir, que tipo de pensamentos surgem em ti.Que estórias crias em redor de tal situação e como permites que tal te afecte.

Depois pergunta-te se isso é útil para ti, se haverá ou não outro modo de ver a situação e desse modo lidar com ela. Há sempre diferentes pontos de vista sobre uma dada situação, mas normalmente estás focada apenas no teu ponto de vista original e limitas-te nele.

Criando espaço em ti para outros pontos de vista ficarás mais rica, sem ter de perder o teu ponto de vista inicial. E após analisares poderás sempre manter a tua primeira análise. Nada tens a perder e tudo a ganhar.

Uma vez que tenhas permitido "respirar" a situação verás que algo surgirá que te levará a agir. Faz isso de acordo com a tua intuição, confiando que aconteça o que acontecer, continuarás sendo perfeita em essência. Tudo é experiência, tudo é aprendizagem nesta realidade humana.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...