segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Aceitar aquilo que é ou conformismo?



Já referi em vários textos a importância de aceitar aquilo que é e por vezes algumas dúvidas surgem sobre o que na realidade isso significa, se não será isso na verdade conformismo, um desistir de fazer algo por si mesmo porque não vale a pena, se aquilo que é, é como é, então nada há a fazer.

Se acreditares que assim é terás razão e encontrarás na tua realidade as provas disso mesmo. No entanto isso não faz que isso seja a verdade, que isso altere aquilo que é. 

Esclarecendo os "conceitos" pode-se dizer que aceitar aquilo que é significa um reconhecer da realidade tal como ela é sem preconceitos, sem julgar de imediato a realidade tomamos consciência de como ela é. Isso não impede de agir, de continuar a agir de acordo com aquilo que acreditamos momento a momento ser o mais acertado.

Ainda que se possa revelar mais tarde não ser o mais acertado, mas como nada acontece por acaso, sejam quais forem as decisões que tome, pode sempre aprender com elas e escolher de novo, seja para decidir diferente, seja para repetir mais uma vez.

Do ponto de vista humano, sejam quais forem as decisões que se tomem elas são baseadas numa perceção limitada dos factos, da realidade, pois não temos a capacidade de percecionar o todo tal como ele é e no entanto é perfeito que assim seja. Isso é parte da experiência humana, é a forma da essência se tornar ciente de si mesma sob diferentes pontos de vista.

Assim sendo mesmo quando te conformas, quando escolhes deixar de agir porque passas a acreditar que nada podes fazer, que nada podes alterar porque as coisas são como são, esse conformismo é também parte da realidade, parte da essência e esta não excluí nada, nem ninguém.

A essência não julga, ela tudo abarca, tudo aceita porque nada a pode mudar, nada a pode beliscar, sendo ela o todo e tu és isso, tu és essência.

O ser humano é o mais forte dos frágeis, é aceitando a fragilidade que tem nas suas diferentes variações que descobre o quão forte na realidade é. Quanto mais rejeitar as fragilidades mais submetido às mesmas está, mais vulnerável está. 

As fragilidades que temos enquanto humanos levam-nos a questionar o que damos por adquirido sobre o que somos e a realidade em que vivemos e desse modo a relembrar quem somos de verdade. Ao aceitar aquilo que é reconhece-se em pleno e poderá agir mais ciente da sua essência.

E sim continuará a ter dúvidas, continuará a cometer erros, poderá conformar-se em determinados momentos ou situações, mas tendo mais presente em si que nada o pode modificar ou causar real dano em essência.

Assim se sente que está de alguma forma conformado com a sua situação, se sente que não pode fazer nada para alterar a sua situação, isso não tem mal nenhum. Comece por reconhecer essas sensações e a forma como se manifestam em si, de que forma acreditando nesses pensamentos isso o afecta e coloque-se a possibilidade de como seria se não tivesse esse pensamento, como acha que se sentiria.

Com uma nova perspectiva cria espaço na sua atenção para que novas possibilidades surjam e desse modo o que parecia não ter solução começa a desbloquear. Confiando na sua intuição verá que possui mais recursos do que acreditava possuir e agindo em conformidade as mudanças fazem-se sentir na sua realidade.

Aceite-se como é e o conformismo da zona de conforto liberta espaço para o relembrar de quem é de verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...