quinta-feira, 5 de abril de 2018

Muda o teu mundo


A realidade pode ser bastante desafiante e colocar-te à prova em diversas situações e por vezes podes dar por ti a achar que ela está contra ti, que o mundo conspira contra ti e que nada te sai bem, nada acontece a teu favor. É normal isso acontecer e no entanto é o que fazes dessas situações que verdadeiramente conta para o teu bem-estar e evolução.

Perante tais momentos podes assumir o papel de vítima e deixar de fazer o que tens de fazer porque acreditas que nada do que faças poder mudar o que quer que seja. Ou então podes assumir o papel de líder da tua vida e aprender com o que de menos bom, na tua perspectiva, acontece e desse modo descobrir em ti forças que desconhecias ter.

Seja qual for a tua escolha em cada momento a boa notícia é que nada é definitivo, podes sempre escolher de novo e fazer diferente, escolher um caminho diferente que ainda que se possa revelar como não sendo melhor, pelo menos contribuirá para o teu crescimento enquanto ser humano.

Nada acontece por acaso, as pessoas que surgem na tua vida, seja por muito ou pouco tempo, surgem porque trazem algo para te ensinar e terão algo a aprender contigo. E sim, de verdade aquelas pessoas que mais contribuem para o teu crescimento não são as que gostas mais e que melhor te tratam e sim aquelas que menos gostas.

As pessoas que menos gostas são as que espelham aspectos teus que vens ignorando mas que residem em ti e é através do comportamento e ações dessas pessoas para contigo que esse lado teu surge à superfície e prende a tua atenção. Isto se não colocares a culpa plena nessas pessoas e assumas a tua quota parte na situação.

O mais fácil é culpá-las e desresponsabilizar-te das situações e desse modo perderes uma boa oportunidade de te conhecer melhor e integrar esses aspectos do teu lado sombra que se deixados de lado, deixados de serem lidados de frente continuarão a influenciar a tua realidade de uma forma solta sem a tua atenção.

O lado sombra só tem o poder que lhe concedes através da tua ignorância ou reconhecimento do mesmo. Quanto mais depressa o reconheceres como existente, como sendo parte de ti, mais depressa o poderás integrar, aprender com ele e deixar de estar sob o jugo da sua influência descontrolada.

O que isso te dará é uma visão nova da realidade menos sombria, menos sujeita ao papel de vítima das circunstâncias  e mais ao leme da tua realidade, mais recetivo ao que a vida te dá e mais grato pela experiência humana que te é dada a viver.

A vida cuida de ti sempre, em todas as situações, mesmo aquelas que julgas como más, como castigadoras, porque de facto para aquilo que és em essência, nada o pode beliscar, nada te pode diminuir.  Tendo isto em consciência ficas mais livre para desfrutar da realidade tal como ela é e deixarás de tentar controlar tudo o que acontece na tua realidade, sejam os comportamentos dos outros, sejam os resultados que acontecem.

Aquilo que controlas sempre, aquilo que é tua exclusiva responsabilidade é o que fazes com a tua realidade, a perceção que fazes, as ações que tomas e mudando aquilo que é teu para mudar, ou seja, as tuas ações e atitudes, verás como isso causa impacto na tua realidade e logo nos comportamentos dos outros. 

Mudando a forma como olhas para o mundo o mundo muda para ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...