quarta-feira, 31 de julho de 2013

A ilusão de liberdade


A liberdade é um dos valores mais valiosos para os seres humanos e pela liberdade já foram travadas grandes batalhas entre nações, assim como também foram e são travadas diariamente batalhas na vida de todos nós, em prole da nossa liberdade.

No entanto essa liberdade que tanto apreciamos é resultado da grande ilusão sobre quem somos, sobre a nossa relação com a realidade e com as outras pessoas. Para procurar a liberdade, para lutar por ela, pressupõe que ela não existe à partida, que é algo que não temos, ou quando a temos podemos deixar de a ter a qualquer momento.

E assim será se aceitarmos, se acreditarmos que somos esta personalidade que existe separada de tudo o resto, que é representada por essa ideia limitada de nós, que é o ego; o ego sim faz-nos lutar por uma liberdade que não temos e faz isso associando essa liberdade a bens materiais, a dependências de terceiras pessoas para sermos felizes.

O ego faz-nos agir numa busca constante por algo que está sempre distante, ainda que ao nosso alcance, por forma a permanecermos num processo de "busca mas não encontres" que nos ilude e afasta de conhecer a verdade sobre quem somos, sobre a nossa real natureza. 

E assim será enquanto acreditarmos que somos apenas um corpo/personalidade e que habitamos um mundo hostil, que requer a nossa atenção permanente numa luta pela sobrevivência, onde somos nós ou os outros. De facto isso é real se acreditarmos nisso, se for essa a nossa crença e a forma como se perpetua essa crença é o foco da nossa atenção no mundo externo, nessa ideia de separação entre aquilo que julgamos ser e aquilo que julgamos que os outros são.

Tudo isso é apenas uma história que nos habituamos a crer ser a nossa, mas que existe apenas na nossa mente, numa parte limitada da nossa mente e para despertar desses limites basta uma mudança de perceção, onde tomamos consciência que observamos esses limites ilusórios da parte exterior dos mesmos acreditando que estamos na parte interior dos mesmos.

A nossa essência é ilimitada, não tem barreiras de nenhum tipo, logo a ideia de liberdade é apenas uma ilusão, pois o que nunca esteve preso, o que nunca esteve limitada, condicionada, não necessita de liberdade, apenas lhe basta ser como é, ciente daquilo que é, em todas as suas manifestações.

Todos os limites que enquanto humanos aceitamos ter existem apenas como ideias, como pensamentos e que depois se projetam na nossa realidade, os pensamentos são criadores quando assim o permitimos, o pensamento surge antes da forma, do material, mas nós somos o espaço ilimitado onde ocorrem esses pensamentos, mas não somos esses pensamentos.

Observe apenas os pensamentos, sem se apegar a nenhum e deixe-os partir, comece a dedicar a sua atenção ao espaço que surge entre pensamentos e estará mais perto de se conhecer melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...