sexta-feira, 17 de julho de 2015

Que poder concedes às emoções tóxicas?


Resultado de imagem para emoções tóxicas

Emoções tóxicas são aquelas emoções que permites que te dominem, que pelo facto de te identificares totalmente com elas, crês que te definem e que são definitivas. As emoções acontecem em nós, mas não somos essas emoções, somos sim o espaço onde elas ocorrem. A forma como escolhemos lidar com essas emoções ditam o poder que teem sobre nós.

Tu tens o poder de escolher a influência que concedes ao que quer que ocorra na tua realidade.

As emoções não acontecem por acaso, não acontecem de uma forma isolada, mas sim são um reflexo daquilo que existe em ti. Essas emoções são sinais da tua essência para ti, são na verdade um diálogo interno que se manifesta de formas variadas.

Aquelas emoções que consideramos positivas, são fáceis de aceitar e lidar com elas, já aquelas emoções, que nos causam desconforto, que julgámos como más, essas desejámos que não aconteçam, ou acontecendo que passem depressa, procurando ignorá-las para desse modo tentar que deixem de nos afectar.

Quando essas emoções que etiquetamos de negativas, que nos causam desconforto acontecem, de forma recorrente e passam a ser, através da atenção que lhes dispensamos, uma presença constante na nossa realidade. Então elas tornam-se tóxicas, não pelo que representam por si só, mas sim pela influência negativa que permitimos que tenham sobre nós.

Sensações como: sentindo que não tens valor; que mereces ser infeliz; que ninguém gosta de ti; que nunca farás o suficiente para agradar os outros; que tudo acontece para o teu mal; que és inferior aos outros; que os outros só se aproveitam de ti; etc.

Acreditando e vivenciando alguma ou várias destas sensações, alimentas em ti emoções tóxicas, de infelicidade, de mal estar, de inveja, de tristeza, que se forem ignoradas, se vão apoderando de ti e controlando a forma como percecionas a tua realidade e a vives.

O que fazer então face a emoções tóxicas?

O que podemos fazer é começar por aceitar que elas existem e que se manifestam em nós, tornar ciente a forma como se manifestam, que efeitos produzem em nós, quais as sensações que lhes estão associadas. E ainda reparar que situações espoletam tais emoções, que fatores externos surgem associados a tais emoções.

Identificar tais situações ou fatores tem como propósito, não encontrar culpados e justificações, mas sim servem como um elemento de investigação interna. Pois as respostas a tais emoções são encontradas dentro de ti. 

É indo dentro com mente aberta, sem dogmas e julgamentos precipitados, que permitimos receber a mensagem que tais emoções nos querem transmitir. É a forma como escolhamos lidar com tais emoções que ditam o grau de "toxicidade" que terão sobre nós.

O ser humano é emocional, faz parte da experiência humana vivenciar um leque alargado de emoções e é no contraste entre elas que vamos elevando a consciência daquilo que somos e do que vamos vivendo momento a momento. 

É o nosso julgamento que classifica as emoções como boas ou más, por si só, elas são apenas sensações que se manifestam. E se ocorrem é porque estás preparada para lidar com elas e porque já foram aceites pela tua essência, de outro modo não ocorreriam.

Aceitando todas as emoções que ocorram, aprendendo com elas e deixando de se apegar a elas, deixando que tal como surgem, possam partir, pois tu não te defines por essas emoções, tu és muito maior que qualquer emoção que ocorra, seja qual for a duração da mesma, seja qual for o impacto que tenha em ti.

Tu és poderosa, és esse espaço ilimitado de amor que tudo abraça e nada exclui. A tua beleza interna é imutável e vive em paz com aquilo que é. E podes ao longo da linha do tempo humano,da tua vida, ir tomando consciência daquilo que és em essência. Só te é pedido que estejas presente, aqui e agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...