segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O embuste de evitar sentir o que está a sentir




A vida é simples e perfeita tal como é e assim sendo apenas tu podes criar a ilusão de complicação. O complicómetro é algo que tu crias e quanto mais crês na ideia que tens de ti, mais poder concedes às complicações na tua realidade. A boa notícia é que nada disso é real para a tua essência, no entanto para a qualidade da tua experiência humana, as ideias que crias são relevantes.

Tu tens o poder de simplificar a tua realidade, pois és tu quem a complica, logo da mesma forma podes deixar de a complicar.

E fazes isso estando presente para aquilo que é a tua realidade. Quanto mais aceitares a tua realidade, mais em fluxo com a vida estás. Este aceitar não significa resignação, mas sim deixar de resistir àquilo que é, deixar de remar contra a maré.

Quando aceitas a tua realidade como ela é crias espaço na tua atenção para mergulhar dentro de ti, pois é aí que tudo se decide, é dentro de ti que tudo se passa primeiro e depois reflete-se na tua realidade externa.

Aquilo que sentes dentro de ti é crucial para aquilo que viverás na tua realidade, logo quanto mais ciente das tuas sensações, dos teus sentimentos estiveres mais poder ganhas sobre a tua realidade, mais ciente da tua essência estás e desse modo, mais em fluxo com a vida que és estás também.

Um grande embuste que ocorre com frequência com os seres humanos é rejeitar sentir aquilo que estão a sentir. A questão é que já estás a sentir, já está a ocorrer, logo tentar rejeitar o que está a acontecer em nada te serve, apenas cria ruído na tua realidade.

Se estás a sentir não tens como não sentir, percebes a subtileza da situação?

Aquilo que fazes ao tentar rejeitar o que estás a sentir é procurar substituir essas sensações por outras sensações, continuando a ser sensações. Só que acreditas que umas podem ser melhores que as outras e no entanto elas são todas igualmente sensações. Apenas uma ideia surge associada a essas sensações e julgas umas como boas e outras como más.

Mas nessa tentativa de forçar evitar sentir as que julgas como más, e que na realidade já estás a sentir, o que irás fazer é alimentar essas sensações de desconforto. Quanto mais resistência crias ao que estás a sentir mais força sobre ti lhe concedes e será assim até que te permitas vivenciar em pleno aquilo que tens de vivenciar e aprender o que te tem para ensinar.

Deixando de desperdiçar a tua energia na tentativa de seleccionar aquilo que estás a sentir e permitindo-te apenas observar essas sensações, esses sentimentos, tal como eles se manifestam, crias espaço na tua atenção para absorver o que te tem a comunicar e relembras desse modo quem és de verdade.

Relembras que a essência do que és é perfeita tal como é e nada pode beliscar o que quer que seja aquilo que és, por muito má julgues serem essas sensações, elas são parte de ti. Nada ocorre fora de ti, nada em ti é exagerado, nada de ti pode ser excluído, tu és tudo isso, pois tu és ilimitado.

Tentar evitar sentir o que estás a sentir é uma mera ilusão. E a melhor forma de superar as ilusões, de as fazer desvanecer é através do amor. Amando aquilo que é, seja percecionado como bom ou mau, descobres como tudo é perfeito, como tudo é simples, como tudo encaixa na perfeição, pois nada acontece por acaso.

Enquanto humano nem sempre teremos esta consciência, mas na realidade não é necessário ter essa consciência para desfrutar em pleno esta experiência de vida que nos foi concedida, seja por Deus, seja o universo, seja outro nome qualquer que te seja confortável crer. Basta-te estares presente em cada momento recetivo ao que a vida te dá e ela dá-te tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...