quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ser não exige esforço


A vida é simples é a nossa relação com ela, logo connosco mesmos, que a complica. Isto porque despendemos imensa energia a complicar a nossa realidade pois queremos controlar  o seu desenrolar, pensamos que sabemos aquilo que é o melhor e criticamos as ocorrências ao nosso redor. Enquanto que sermos como somos de verdade não exige esforço nenhum da nossa parte, basta-nos Ser.

Preocupa-mo-nos com o que os outros possam pensar, como se soubéssemos aquilo que eles pensam, tudo se passa na nossa mente. De forma alguma podemos controlar aquilo que os outros pensam ou fazem, mas podemos sempre escolher qual a nossa atitude perante os acontecimentos e acima de tudo perante aquilo que ocorre na nossa mente.

Os pensamentos ocorrem por si só, não os podemos controlar, podemos sim decidir a atenção que lhes dispensamos, onde colocámos a nossa atenção estamos a dar poder sobre nós a esse assunto.

Podemos escolher a relação que pretendemos com a realidade, ou seja, podemos permitir que esta condicione a nossa atenção e atitude, sendo vítimas dela.Ou podemos ser pró-ativos  e usar aquilo que ocorre na nossa realidade como uma forma de aprendizagem sobre nós e evoluir a partir disso, elevando o nosso nível de consciência.

É importante para uma boa relação com a vida saber distinguir bem aquilo que são os nossos assuntos, aquilo que depende apenas de nós, daquilo que são os assuntos de outros, logo independentes de nós. Porque só podemos mudar quem somos, só podemos mudar a perceção que temos de nós e dessa forma a nossa interação com a realidade. Os outros não os podemos mudar, podemos sim, sendo quem somos,sendo verdadeiros e honestos connosco, constituir um exemplo que ele possam, se assim o entenderem, seguir.

Relativamente ao que depende de nós ter a abertura de espírito e a coragem de fazer o que pode ser feito, de sermos a mudança que desejamos ver acontecer no mundo, por muito pequenas que sejam ser as ações que possamos praticar, elas farão a diferença.

É muito mais simples seres quem és de verdade do que tentares ser quem não és, pois enquanto dedicas a tua atenção a ser outra coisa qualquer a tua vida continua, mesmo sem a tua presença.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...