quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como encontrar a paz


A sociedade moderna é vivida numa velocidade estonteante, tudo aparenta mudar rapidamente, os espaços estão encurtados através da circulação da informação que hoje faz com que os acontecimentos possam ser vividos enquanto acontecem, por pessoas que se encontram em lugares opostos no planeta. 

Cada pessoa hoje em dia é ao  mesmo tempo produtor e consumidor de informação, antes a maior parte das pessoas limitavam-se a consumir a informação que lhe era dada quer pela televisão, que por si só existia num limitado número de canais, quer pelos jornais que existiam nas suas cidades; hoje em dia através das internet e nesta das redes sociais qualquer cidadão pode ser para além de um consumidor, neste caso mais exigente pois pode escolher os conteúdos que quer ver, ele é também um produtor de conteúdos e com a possibilidade de influenciar muitas pessoas para lá das que fazem parte do seu círculo próximo. 

E inundados por este manancial de informação saber filtrar aquela que é a mais adequada para nós é essencial.

Nem  tudo o que vem até nós é verdadeiro e esta é a questão que devemos colocar quando confrontados com factos consumados, e essa questão é "isto é verdade, totalmente verdade?". No entanto há ainda uma questão a se colocar e que é "será que de outra forma poderia ser igualmente verdade?"

Pois não existe apenas uma verdade, existem tantas verdades como o número de pessoas que as ditam, cada um de nós perceciona o mundo de acordo com as suas crenças e são estas que lhe ditam o padrão de avaliação daquilo que é verdade para si ou não.

E se pretende encontrar paz na sua vida, em vez de tentar convencer os outros da sua verdade, aceite que podem existir verdades diferentes da sua e que as opiniões dos outros são isso mesmo opiniões e que não tem a ver consigo, não são ataques pessoais contra si, só porque diferem daquilo em que acredita.

Podemos aproveitar as opiniões dos outros, sejam favoráveis ou críticas, para em primeiro lugar refletir que aspetos em nós estão de acordo com essas opiniões, pois se surgem na nossa realidade, resultam de uma projeção nossa; em vez de culpar o mensageiro foquemos na mensagem e o que isso nos quer ensinar e através disso evoluir o nosso nível de consciência.

Indo dentro de nós ao encontro da nossa essência, veremos que toda a paz que procuramos em cada momento já existem em nós, sempre esteve presente e sempre estará, pois existe agora, o único momento que existe.

A paz reside em aceitar e lidar com cada situação tal como ela é, sem desejar que ela fosse outra coisa diferente, pois é esse desejo que nos desfoca da paz que reside em nós e nos leva a complicar aquilo que é simples e perfeito,sendo como é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...