sexta-feira, 16 de março de 2012

O factor que mais te pode afastar da felicidade


O factor que mais te pode afastar da felicidade é a significação, ou seja, é o significado que atribuís ao que te acontece.O que te acontece na vida por si só é neutro aquilo que te faz reagir é o significado que atribuis ao que te acontece. E se te sentes infeliz é porque te vês como uma vítima das circunstâncias, tens atribuído um significado aos acontecimentos na tua vida que te tem limitado,tens limitado o teu poder, a tua capacidade de seres criadora da tua vida.

Por exemplo no teu relacionamento se o teu companheiro te diz alguma coisa que não gostas,mesmo uma coisa simples, isso leva a uma escalada de troca de argumentos,acabando por ficarem zangados um com ou outro, isso resulta mais do significado que é atribuído à situação que propriamente ao  que foi dito.Coisas como "ele não me compreende"; ou "ele não quer saber dos meus sentimentos"; "ele só vê o umbigo dele", etc.

A significação é um julgamento que fazes aos acontecimentos e julgas em função das memórias que tens na tua mente de situações similares às que estás a viver.Só que ao julgar estás a afastar-te do momento presente e se estiveres presente vês as coisas como elas são pelo que são, sem julgamentos.

Fazendo isso controlas a situação em vez de ser controlada pela situação.Aquilo que é a tua reação é uma escolha tua,o significado que atribuís aos acontecimentos é uma escolha tua,quanto mais consciente disso estiveres mais próxima da tua essência estás.

Esse é o caminho para sentires e viveres com mais paz,mais serenidade e essa paz,essa serenidade não é abalada pelas circunstâncias externas.Pelo contrário, ela permite com que o teu exterior se harmonize, pois a realidade é um espelho do nosso interior.

Da próxima vez que te vires numa situação semelhante ao exemplo e que também se aplica a todos os acontecimentos, procura ver se para lá do significado imediato que atribuíste se podem haver outros significados e verás que sim.
Ao fazê-lo tomas consciência que o teu primeiro significado não é a única verdade e crias espaço para observar a situação pelo que ela é,fazes com que o julgamento se atenue e até termine. Escolhes deixar de entrar numa luta de significados, numa luta por ter razão e escolhes ser feliz.

A felicidade é natural em ti, são as lentes que usas para ver a tua realidade que te podem afastar conscientemente dessa tua natureza.E quanto mais praticares ser natural mais irás perceber que podes influenciar diretamente a tua vida,pois tudo acontece primeiro na nossa mente e depois se projeta na nossa realidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...